TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo -Analise Setorial

Exames: Resumo -Analise Setorial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 3

O processo de administração estratégica requer que uma empresa conduza uma análise de ameaças e oportunidades em seu ambiente competitivo antes, de fazer uma escolha estratégica. Essa análise começa com. o entendimento do ambiente geral em que a empresa opera. Esse ambiente tem seis componentes:

Mudança tecnológica, Tendências demográficas , Tendências culturais , Clima económico , Condições legais e políticas e Acontecimentos internacionais específicos.

Embora alguns desses componentes possam afetar uma empresa diretamente, em geral a afetam por meio de seu impacto no ambiente local.

O modelo teórico que permite a análise do ambiente local de uma empresa e vincula a estrutura do sector em que ela opera é chamado de modelo estrutura-conduta-desempenho.(ou E-C.O). Nesse modelo, estrutura é definida como a estrutura do sector e inclui os atributos do sector que restringem as alternativas estratégicas e o desempenho de uma empresa. Conduta é definida como as estratégias da empresa. Já o desempenho, nesse modelo, refere-se ao desempenho de uma empresa em um sector ou ao desempenho da economia como um todo - embora a primeira definição de desempenho seja mais importante para a maioria dos fins de administração estratégica.

O modelo E-C-O pode ser usado para desenvolver ferramentas para a análise de ameaças em um ambiente competitivo; a mais influente dessas ferramentas é chamada de 'estrutura de cinco forças'.

Essas cinco forças são:

1- Ameaça de entrada

Novas empresas com motivação de lucros aumentam a concorrência e reduzem o desempenho dos existentes. Esta entrada depende do custo entrada/barreiras à entrada :

2- Economias de escala

Neste caso qualquer estreante acaba por aumentar o volume da oferta reduzindo o seu lucro e o dos já estabelecidos o que leva a que não haja novas entradas, não vale a pena investir para entrar.

3- Diferenciação do produto

Os existentes possuem marca e fidelidade dos clientes pelo que os novos teriam de suportar custos adicionais para superar a fidelidade dos clientes às outras marca.

4- Politicas governamentais com barreira à entrada

Ocorre quando uma empresa atua em monopólio regulamentado pelo governo.

5- Tecnologia proprietária

Estreantes terão de desenvolver novas tecnologias ou pagar as patenteadas.

Tecnologia secreta ou patenteada

Uma força do ambiente de uma empresa não incluída na estrutura de cinco forças é a dos complementadores.

Enquanto os concorrentes (incluindo rivais, novos entrantes e substitutos) competem entre si para dividir lucros em um mercado, os complementadores aumentam o tamanho total do mercado. Se você for o CEO de uma empresa, saberá que outra empresa é um complementador quando o valor de seus produtos, para os clientes, é maior quando eles, são combinados com os produtos dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com