TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Analise Textual E CC1

Ensaios: Resumo Analise Textual E CC1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

Coesão e Coerência são aspectos fundamentais para o entendimento de um texto.

COESÃO: É a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto.

COERÊNCIA: É a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar é o resultado dá não contradição entre as partes do texto.

Os dois elementos devem estar presentes no corpo todo de um texto, para que ele faça sentido e seja compreendido pelo leitor. A falta desses elementos faz com que o texto perca o sentido e se apresente de forma contraditória.

TIPOLOGIA TEXTUAL pode ser considerada a forma que os acontecimentos serão apresentados em um texto. Há poucas tipologias textuais: narração, descrição, dissertação, explicação e injuntivo.

Os GÊNEROS TEXTUAIS são os diversos tipos de textos, literários ou não. Podemos reconhecer um gênero textual pela forma como o texto está organizado, o contexto apresentado e pelas demais funções a que o texto se destina.

Alguns exemplos de gêneros textuais:

Charges, anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, convênios, crônicas, editoriais, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, entre outros...

Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado enquanto fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: Caso

OS DIVERSOS SIGNIFICADOS DO VOCÁBULO DIREITO

A palavra ?direito? tem origem no Latim ?directus? que significa ?reto? ou ?colocado em linha reta?. No latim clássico, ?ius? era o termo usado para designar o direito objetivo, o conjunto de normas (que evoluiu para ?direito?). O termo ?ius? (jus) originou a criação de palavras como justo, justiça, entre outras.

Leia o parágrafo abaixo e identifique os diferentes significados que o vocábulo DIREITO possui quando empregado e faça a correspondência devida:

? Ao iniciar seus estudos de DIREITO(1), seu Antonio, que já trabalha há mais de 37 anos na mesma empresa, descobriu que já tem DIREITO(2) de se aposentar, pois o DIREITO(3) previdenciário lhe garante tal benefício. Por isso, não acha DIREITO(4) que um homem trabalhador e DIREITO(5) como ele tenha ficada tanto tempo sem conhecer esse conjunto de normas de DIREITO(6) feitas pelo Estado, achando que somente Deus é quem poderia dar aos homens o DIREITO(7) sobre as coisas.

a) Direito natural

b) Direito positivo

c) Direito subjetivo

d) Direito objetivo

e) Ciência do Direito

f) Correto

g) Justo

Agora, Marque a opção CORRETA:

(A) 1e ? 2c ? 3d ? 4g ? 5f ? 6b ? 7a.

(B) 1e ? 2d ? 3c ? 4f ? 5g ? 6b

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com