TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Oficina Matemática Anhanguera

Dissertações: Resumo Oficina Matemática Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  8.904 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DE APRENDIZADO: OFICINA DE MATEMÁTICA

A probabilidade é um tópico importante da Matemática que trabalha com o conceito de incerteza, ou seja, utilizamos a probabilidade para modelar experimentos ou observações cujo resultado não conhecemos com precisão. Dentre os objetivos desta oficina destacam-se: analisar conceitos de probabilidade a partir de situações problemas e noções intuitivas; e percorrer por conceitos intuitivos da probabilidade por meio do viés histórico.

Na aprendizagem da matemática, os problemas são fundamentais, pois permitem ao aluno se colocar diante de questionamentos, pensar por si próprio, exercitando o raciocínio lógico e não apenas o uso padronizado de regras. A resolução de problemas em sala de aula é o processo pelo qual o educando constrói seu conhecimento matemático por meio da interação com professores, colegas e materiais manipuláveis. O processo de ensino e aprendizagem pode ser desenvolvido por meio de diferentes maneiras, entre elas, desafios e jogos. Com esse propósito será ofertada a oficina de Desafios com Palitos de Fósforo, em que os participantes com uma determinada quantidade de palitos em mãos, formarão figuras geométricas tais como: triângulos, retângulos e quadrados, algumas desigualdades, equações e números romanos. A partir das configurações pedidas, resolverão os desafios solicitados, movendo, retirando ou acrescentando palitos a mesma. Essa abordagem dá margem para explorar habilidades de raciocínio por meio das estratégias escolhidas, bem como, mostrar que um mesmo problema pode ser resolvido de diferentes formas.

As atividades desenvolvidas nas oficinas aqui relatadas contemplaram três eixos temáticos da matemática no ensino médio: álgebra, análise de dados, e geometria e medidas.

O desenvolvimento das mesmas teve como foco envolver os alunos, instigar a participação, a criação e auxiliar na aprendizagem de matemática em sala de aula.

Diante do exposto, temos ciência de que as oficinas propuseram situações as quais atendem as necessidades do curso. Contudo, ainda estamos construindo caminhos para desenvolver, as competências e habilidades, trabalhando de forma integrada e articulando ações metodológicas entre os blocos de conteúdo. Organizando seqüências de ensino, tendo em vista propósitos de avanço e qualificação do ensino matemático, desmistificando esta área através de diferentes práticas. Ao final destas oficinas podemos garantir a plena satisfação em realizá-las, bem como avaliar que a mesma possibilita preencher lacunas existentes no ensino tradicional, revigorando as necessidades de problemáticas desta educação matemática diferenciada no ensino, sendo possível ainda a visualização da construção da aprendizagem do aluno como fator primordial para a sua excelência na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com