TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do livro logística

Resenha: Revisão do livro logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Resenha  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  275 Visualizações

Resenha:

Considerando o modelo de Logística reversa: importância, fatores para a aplicação e contexto brasileiro e de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa define-se como instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Em vigor no corrente ano, a logística reversa deverá ser implementada em todo país até o ano de 2015. Suas vantagens possibilitam oo retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, permitindo ainda a economia nos processos de produção das empresas, diminuindo o consumo de matérias-primas, pois possibilita o retorno dos resíduos a cadeia produtiva.

A logística reversa atribui ainda um sistema de responsabilidade compartilhada para o destino dos resíduos sólidos, onde todos são responsáveis pela coleta seletiva, inclusive a população que deve ser conscientizadas através de programas públicos ou até mesmos isentivos através de incentivos fiscais.

Neste contexto a Logística está estritamente ligada a sustentabilidade, pois possibilita a reutilização e redução no consumo de matérias-primas. Ademais o custo-benefício é imensurável, significando este

um grande progresso a proteção ambiental.

Fontes de apoio:

Texto Complementar:Logística reversa: importância, fatores para a aplicação e contexto brasileiro

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/logistica_reversa.htm

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com