TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio Branco

Dissertações: Rio Branco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 4

Rio Branco é um rio brasileiro do estado de Roraima. E formado pela confluência dos rios Tacutu e Uraricoera, trinta quilômetros a norte de Boa Vista, capital do estado situada no vale do rio, e tem sua foz no rio Negro, no estado do Amazonas.

Sua bacia hidrográfica, sub-bacia do rio Negro, é a principal da região, predominando sobre a mesma. É cortado por duas pontes, uma em Boa Vista (ligando-a ao município de Cantá), a ponte dos Macuxis, a norte, com cerca de 1.200 metros de extensão, e por outra em Caracaraí, no centro do estado, com aproximadamente 700 metros de extensão.

O rio Branco, de maneira generalizada, está sob influência de um período de chuvas que vai de abril a setembro e de um período seco que vai de outubro a março. No período chuvoso, o rio é facilmente navegável do rio Negro até a cidade de Caracaraí. Acima desta cidade a navegação é dificultada pela presença de algumas cachoeiras e corredeiras, sendo que de Boa Vista (cerca de 130 km de Caracaraí) até a junção dos rios Tacutu e Uraricoera é possível a navegação durante o período das cheias.

O estudo realizado na Orla destaca o comercio do peixe aliados às ocupações irregulares que despeja resíduos sólidos a margem direita do rio, juntamente com os esgotos urbanos a céu aberto, com visíveis erosões devido a retirada da mata ciliar para construção de casas e tubulações de esgotos, que despejam diretamente no rio Branco seus efluentes. Em conseqüência dos resíduos sólidos e efluentes é a poluição hídrica, produzida pelos comerciantes do mercado do peixe juntamente com os moradores e pescadores.

A Falta de saneamento básico faz com que a população faça seu próprio escoamento de esgoto que despeja diretamente no rio e solo, contribuindo para o mau cheiro da água, alterando a sua qualidade, tão bem como a cor e temperatura. Com a retirada da vegetação ciliar o solo fica exposto aos agentes físico-químicos, pois as raízes das plantas servem para manter o solo compacto e as folhas para evitar o impacto da água da chuva no solo podendo causar erosões e assoreamento que neste ponto não são visíveis. No ambiente não há solos férteis em suas encostas devido a construção dos pontos turísticos, porem há uma vegetação moderada e muita poluição nas beiras do rio.

Próximo a Orla existem vários pontos históricos do estado de Roraima, como: Restaurante meu Cantinho, igreja Nossa Senhora do Carmo, terminal de ônibus, hospital e alguns comércios, alem da praça de alimentação da mesma, estes locais também contribui para poluição, pois seus freqüentadores acabam por jogar copos descartáveis, papel de balas, garrafa, latas e etc. O resultado de todo esse lixo acaba sendo enchentes, perda de imóveis, bens e doenças.

Evitar a poluição do rio é fundamental, os primeiros passam para isso seria cuidar da educação da população. A prevenção e o ensino para a não poluição dos rios devem começar em casa e, principalmente, nas escolas. Conscientizar a população a respeito dos problemas causados pela poluição é fundamental. Trabalhando juntamente com o governo para que sejam implantadas medidas que venham frear as praticas poluente, uma fiscalização para que seja tratado o esgoto antes de laçar no rio, onde se deve haver multas altíssimas e fiscalização para que isso não acontecesse, e também uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com