TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: EMPRESA RIO BRANCO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PAPÉIS LTDA

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.939 Palavras (16 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 16

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

        

ESTUDO DE CASO: EMPRESA RIO BRANCO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PAPÉIS LTDA

        

ITATIBA - SP

2014


CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ESTUDO DE CASO: EMPRESA RIO BRANCO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PAPÉIS LTDA

Por

Elaine Bispo dos Santos Ruiz
RA: 1432627

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV  apresentado no Curso

Superior de Tecnologia em Logística

UNIP – Universidade Paulista

        

ITATIBA - SP

2014

SUMÁRIO

RESUMO        3

ABSTRACT        4

1 – IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA        5

1.1-        História        5

1.2-        Segmento de Atuação        5

1.3-        Informações sobre o porte da empresa        5

2 – PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES POR CATEGORIA DE PRODUTOS        6

2.1-        Picking        7

2.2-        Layout do armazém        9

3 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE        10

3.1-        Inventário físico        11

4 – DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS        13

5 - REFERÊNCIAS        5


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma visão de uma empresa consolidada no mercado.  A empresa escolhida foi a Rio Branco Comércio e Indústria de Papéis Ltda, que tem como sede o município de São Paulo / SP. Com base nessa empresa iremos analisar como são aplicados os conceitos de Planejamento         e Operações por Categoria de Produtos, Planejamento e Controle de Estoque e Dinâmica das Relações Interpessoais.

Palavras chave: empresa, planejamento e operações por categoria de produtos, planejamento e controle de estoque, dinâmica das relações interpessoais.

        


ABSTRACT

This work aims to present a vision of a consolidated company in the market. The company was chosen to Rio Branco Trade and Industry Ltda, wich is based in the city of São Paulo / SP. Based on this we will now analyse how the concepts of Planning and Operations by Product Category, Planning and Inventory Control and Dynamics of Interpersonal Relations.

 

Keywords: business, planning and operations by product category,  planning and inventory control, dynamics of interpersonal relations.


1 – IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

  1. História

Fundada em 1978, a Rio Branco é uma empresa familiar e foi fundada pelo pai do atual presidente o Sr. Vitor Paulo de Andrade. Até os anos 90 apenas atuava no segmento de distribuição de papéis e insumos gráficos.

A partir da década de 90, começou a atuar em mais dois segmentos de mercado, crescendo seus horizontes.

  1. Segmento de atuação

Atua no mercado gráfico e editorial com um completo mix de soluções em papéis e insumos gráficos, sendo uma das maiores distribuidoras do mercado nacional. Conta ainda  no grupo com outros dois segmentos. A Korpex, que é uma divisão do grupo e atua no segmento de artigos de escritório, informática, mercearia e limpeza para o mercado corporativo, e finalmente a sua Marca Própria “ MAXPRINT” ,  que possui uma vasta linha de produtos para escritório, cartuchos de tinta e suprimentos de informática para o Varejo.


  1. Informações sobre o porte da empresa

Presente entre as maiores empresas do país (Ranking Valor 1000). Com mais de 450 profissionais treinados para oferecer as melhores soluções para seus clientes. Mais de 16000 itens cadastrados dos principais fornecedores nacionais e internacionais, além de sua marca própria. Conta com 2 centros de distribuições em SP com mais de 40.000m2, e 11 filiais espalhadas pelo Brasil para atender o mais rápido o seu cliente.

 




2 – PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES POR CATEGORIAS DE PRODUTOS

Na Rio Branco existem várias categorias de produtos, devido as suas 3 divisões de vendas atingirem clientes em segmentos diferenciados. Por ser fabricante dos produtos da Marca Própria Maxprint, tem as categorias de estoque de matéria prima, estoques em processo e produtos acabados.

Existem uma vasta linha de mix de produtos que hoje compreendem 99 categorias que vão desde escrita, adesivos, impressão, organização, tecnologia e insumos de papel para gráficas e demais linhas no seu estoque.

Existe cinco células de compras que administram todas as linhas de produtos, é dividido por semelhança de linhas entre as células de compras no qual sempre trabalham em manter os estoques para atender os clientes, e com um custo baixo de armazenagem. O lead time de armazenamento de estoque atualmente é divido entre produtos nacionais e produtos importados, para produtos nacionais o tempo médio necessário é de 30 dias, com algumas ressalvas para determinados produtos e para produtos importados em média é de 90 dias. Para os produtos importados há um cuidado maior pela complexidade da operação, que leva em conta greve da polícia federal, greve dos portos e outras barreiras para atrasar o prazo normal de entrega dos produtos. Os produtos importados tem esse estoque em 90 dias devido ao seu processo demorar em média 50 dias, entre produção e chegada nos estoques da Rio Branco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com