TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREA DE EXPANSÃO URBANA E OS POSSÍVEIS RISCOS AMBIENTAIS E OS IMPACTOS ALI GERADOS

Ensaios: ÁREA DE EXPANSÃO URBANA E OS POSSÍVEIS RISCOS AMBIENTAIS E OS IMPACTOS ALI GERADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.524 Palavras (11 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 11

“SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL”

AMANDA MORAIS MOREIRA DALPRA

ANTÔNIO BATISTA DOS SANTOS

DULCENIRA SILVA LEITE DE ASSIS

EDICLEUSA MOREIRA VIANA

ROSALBA BOTELHO MEDEIROS

RODRIGO GARCIA DE MELLO

ÁREA DE EXPANSÃO URBANA E OS POSSÍVEIS RISCOS AMBIENTAIS E OS IMPACTOS ALI GERADOS

Porto Velho

2012

AMANDA MORAIS MOREIRA DALPRA

ANTÔNIO BATISTA DOS SANTOS

DULCENIRA SILVA LEITE DE ASSIS

EDICLEUSA MOREIRA VIANA

ROSALBA BOTELHO MEDEIROS

MÁRCIA REGINA OLIVEIRA DOS SANTOS

RODRIGO GARCIA DE MELLO

ÁREA DE EXPANSÃO URBANA E OS POSSÍVEIS RISCOS AMBIENTAIS E OS IMPACTOS ALI GERADOS

Trabalho apresentado ao Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Saúde e Meio Ambiente, Planejamento Urbano Ambiental, Planejamento Agroflorestal e Meio Ambiente, Estatísticas e Meio Ambiente].

Prof. William Luiz da Cunha; Kênia Zanetti; Thiago; Luciana.

Porto Velho

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................4

2. LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO.........................................5

2.1 ASSENTAMENTO............................................................................7

3. CONCLUSÃO...................................................................................9-10

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................11

1. INTRODUÇÃO

A urbanização de Rondônia, assim como a que ocorreu em outras regiões da Amazônia Ocidental, aconteceu, sobretudo, em função dos desdobramentos dos processos de integração da Amazônia. Tal processo, ao induzir o surgimento de núcleos urbanos, como centros de comando político/administrativo/econômico, produziu um espaço de expansão da recente modernização brasileira que se contrapõe e subverte o antigo modo tradicional/extrativista dominante na região.

Rondônia, portanto, constituiu-se numa nova espacialidade agrícola, trocando sua cobertura de floresta por lavouras e, principalmente, por pastos, a exemplo das áreas de cerrado do Centro-Oeste, que cederam sua ecologia para a cultura da soja e da pecuária.

Rondônia agora ensaia vigorosamente, impulsionada por projetos que atendem à necessidade energética do país, uma nova onda urbanizatória, Porto Velho é a vitrine dessa nova Rondônia. Sendo assim, a análise do processo de ocupação e urbanização de Porto Velho precisa levar em consideração os desdobramentos do crescimento econômico brasileiro e seus reflexos na Amazônia.

Dentro desta perspectiva, fica difícil separar o processo de urbanização de Rondônia do ocorrido em Porto Velho, uma vez que as políticas implantadas para a incorporação e ocupação de Rondônia impactaram diretamente a formação social e espacial de Porto Velho, sua capital político-administrativa, a urbanização se difundiu para o restante do estado. E de tal modo, que se pode falar de que Porto Velho é que induziu a urbanização de Rondônia. Este artigo pretende analisar os mecanismos responsáveis pelo processo de crescimento urbano de Porto Velho entre os anos de 1980 e 2010, como reflexo da dinâmica de ocupação e colonização de Rondônia.

A análise acompanhará a formação sócio-espacial da área em questão, como modo de interpretação da produção urbana, levando-se em consideração as especificidades sociais, políticas, econômicas e culturais que marcaram Rondônia e sua Capital ao longo do processo histórico recente da região. Como suporte das análises foram utilizadas técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, que, a partir da construção de um sistema de informação geográfica, permitiu identificar a evolução espaço temporal utilizando imagens de satélite. Através destas foi possível analisar o avanço da mancha urbana de Porto Velho e associá-las à análise do crescimento da população.

2 LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

O estado de Rondônia está situado na porção Sul da região Norte do Brasil, inserido na Amazônia Ocidental, possui 237.576,167 Km² de área territorial segundo IBGE, ocupados por uma população estimada no ano de 2010 de 1.562.409 habitantes. O Estado está subdividido em 52 municípios, tendo como maior cidade, sua capital Porto Velho, com 428.527 habitantes. Destacam-se ainda as cidades de Ji-paraná (116.610 hab.), Cacoal (78.574 hab.) e Vilhena (76.202 hab.) como cidades de maior porte no Estado.

Figura 1 – Localização do estado de Rondônia

O aumento da população urbana da cidade em detrimento da população rural correlaciona-se, de forma direta, com os ciclos econômicos e as intervenções do estado nacional na região,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com