TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos, perigos e acidentes

Relatório de pesquisa: Riscos, perigos e acidentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Riscos, perigos e acidentes.

Acidentes de trânsito são resultantes de falha no sistema via, homem, veículo.

Embora mais de uma causa possa contribuir para a sua ocorrência, o mais importante são as atitudes ao nosso alcance para evitá-los.

...

Acidente não ocorre por acaso, por obra do destino ou por azar

Todo acidente tem uma ou mais causas.

No caso dos acidentes de trânsito, podemos afirmar que a via, o homem, o veículo, associados ou não, são os fatores determinantes para a sua ocorrência.

Acidentes podem ser evitados, desde que determinadas atitudes sejam colocadas em prática diante das situações.

Manutenção periódica e preventiva do veículo

Comentário do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN

A manutenção periódica e preventiva tem como objetivo evitar o mau funcionamento do veículo ou até mesmo a sua quebra.

Inspeção Técnica Veicular

Periodicamente, uma tragédia causada por um veículo sem freios vem lembrar ao país que falhas mecânicas também devem ser combatidas. Porque, dez anos após a promulgação do novo CTB, ainda não é obrigatória a inspeção técnica de todos os veículos?

A importância da avaliação do sistema de freio.

(Publicado no portal Transtech em 22/01/08)

A incidência de acidentes de trânsito relacionados com falha no sistema de freio tem se tornado alarmante. Os principais envolvidos geralmente são veículos pesados e o resultado destas falhas têm sido catastrófico, como no acidente ocorrido em Santa Catarina, em agosto de 2007, onde uma carreta possuindo menos da metade de sua capacidade de frenagem causou a morte de 27 pessoas e ferimentos em mais de 90. O índice de acidentes como este não retrocede nem em termos absolutos nem em números relativos, ou seja, cresce mais do que a frota.

Os diferentes públicos impactados por estes acidentes, em especial os leigos, devem estar se questionando hoje: a “perda de freio” de veículos pesados é um evento corriqueiro? É inerente aos veículos pesados de carga? Motoristas de automóveis devem estar imaginando qual a melhor atitude ao trafegar entre caminhões que supostamente podem perder o freio de uma hora para outra. Nas reportagens sobre acidentes o termo “perda de freio” transmite a impressão que é uma falha corriqueira e que pode ocorrer em a qualquer momento, sem aviso e independente da vontade do motorista ou da situação da manutenção do veículo.

Transportadores, motoristas e responsáveis pela manutenção de veículos sabem que algumas falhas no sistema de freio são detectáveis, porém mesmo um veículo em boas condições de manutenção pode estar com as lonas afastadas o suficiente para reduzir a eficiência da frenagem e esta é uma situação imperceptível. Atenta a estas necessidades a Transtech Ivesur Brasil acaba de importar um equipamento de teste dinâmico de frenagem que possibilita detectar qualquer tipo de defeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com