TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RISCOS DE ACIDENTES DE TRABALHO NA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.951 Palavras (12 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

OS RISCOS DE ACIDENTES DE TRABALHO NA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA

RAQUEL RANGEL DA SILVA

Rondonópolis

2016


OS RISCOS DE ACIDENTES DE TRABALHO NA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA.

RESUMO

O acidente de trabalho ainda é o principal motivo pelo qual os trabalhadores se afastam do local de trabalho. O abate e a desossa de bovinos, suínos e aves expõe esses indivíduos a fatores de risco de natureza profissional e que fulminam em efeitos adversos para a saúde de quem desenvolve estas atividades laborais. Este trabalho objetivou identificar os riscos ocupacionais em um matadouro/frigorífico de bovinos em Rondonópolis/MT. Constatou-se, através das inspeções realizadas, que os fatores de risco aos quais os trabalhadores estão expostos - biológicos, mecânicos, físicos, químicos e ergonômicos – são relacionados a agentes físicos, químicos, ergonômicos, biológicos e mecânicos. É necessário que haja melhorias constantes no ambiente de trabalho na empresa visitada, haja vista ser preciso sempre proteger a saúde dos colaboradores.

Palavras chave: Laboral. Proteção. Cuidados.

ABSTRACT

The work accident is still the main reason why the workers away from the workplace. Slaughtering and deboning cattle, pigs and poultry exposes these individuals to professional nature risk factors and fulminate in adverse effects to the health of those who develop these work activities. This study aimed to identify occupational risks in a slaughterhouse / beef plant in Rondonópolis / MT. It was found through the inspections, that the risk factors to which workers are exposed - biological, mechanical, physical, chemical and ergonomic - are related to physical, chemical, ergonomic, biological and mechanical. There must be constant improvements in the work environment in the visited company, given must always be to protect the health of employees.

Keywords: Laboral. Protection. Care.

INTRODUÇÃO

A indústria frigorífica faz parte da indústria de transformação e, no caso de Mato Grosso, representa aproximadamente um terço de toda a mão de obra empregada no setor industrial, no período de 2010 a 2014. (MAPA, 2015).

A indústria frigorífica é uma unidade operacional completa, onde há controle de matéria prima, de processamento, de estocagem e da distribuição e são monitorados por modelos empresariais. Divide-se em empresa que realiza o abate, o processamento e a venda de carnes e as que somente as processam e as vendem. (FAMATO/FABOV, 2007).

O crescimento do segmento de carnes e o aumento da produção nos abates dos frigoríficos aumentou a possibilidade de contratação de trabalhadores de diferentes níveis de instrução, especialmente com a instalação de unidades frigoríficas em várias cidades do estado. Esse aumento de contratações para este setor se reflete nas estatísticas de notificações dos acidentes de trabalho, que também cresceu nos últimos anos.

Busca-se aqui apresentar os riscos de acidentes de trabalho, bem como seus principais agentes de risco. Também se espera apresentar os principais tipos de acidentes de trabalho em uma indústria frigorífica da cidade de Rondonópolis/MT.

O objetivo deste artigo é analisar e identificar os possíveis riscos de acidentes de trabalho em uma indústria frigorífica da cidade de Rondonópolis/MT, através da Técnica de Incidentes Críticos.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceito de Acidente de Trabalho

É considerado acidente de trabalho toda lesão corporal ou perturbação da capacidade funcional que, no exercício do trabalho ou por motivo dele, resultar de causa externa, súbita, imprevista ou fortuita, que cause a morte ou a incapacidade total ou parcial para o trabalho, seja ela temporária ou permanente. A Lei 8.213/1991 tipifica o acidente de trabalho, conceito que será transcrito logo abaixo:

Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho pelos segurados referidos no inciso VII do artigo 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. (BRASIL, 1991).

A mesma lei, em seu artigo 20, também qualifica as doenças ocupacionais e/ou profissionais como acidentes de trabalho, pois as mesmas provém de algum risco de trabalho.

Os acidentes de trabalho, em sua maioria, são evitáveis, bastando a adoção de simples medidas, como o uso de equipamentos de proteção individual (fornecidos pela empresa obrigatoriamente).

  • Existem três tipos de acidentes de trabalho:
  • Acidente típico: decorrente da característica da atividade profissional que o indivíduo exerce;
  • Acidente de trajeto: acontece no trajeto entre a casa do trabalhador e o local de trabalho;
  • Doença profissional ou do trabalho: aquela que acontece pelo exercício de determinada função, característica de um emprego específico.

De acordo com dados estatais, os acidentes típicos são responsáveis por cerca de 84% do total de acidentes de trabalho, já os acidentes de trajeto e as doenças ocupacionais somam 16%. (SESMT, 2015).

2.2 Agentes de Riscos

Risco de acidente é qualquer fator que coloque ou venha a colocar o trabalhador em situação vulnerável e que possa afetar tanto sua integridade, quanto seu bem estar físico e moral.

São considerados como riscos geradores de acidentes: arranjo físico deficiente; máquinas e equipamentos sem proteção; ferramentas inadequadas ou defeituosas; eletricidade; incêndio ou explosão; animais peçonhentos; armazenamento inadequado.

Os principais agentes de risco encontrados na indústria de alimentos visitada são: biológicos, mecânicos, físicos, químicos e ergonômicos.

2.2.1 Riscos Biológicos

São todos os micro-organismos, como vírus, bactérias, protozoários, fungos, etc., cujas características agressivas ao homem provocam algumas doenças ocupacionais. São comuns em indústrias farmacêuticas, serviços hospitalares, pronto-socorro e em indústrias e estabelecimentos de produtos alimentícios, principalmente de origem animal, como curtumes, frigoríficos etc. Também podem estar presentes nas instalações sanitárias, no ambulatório, na cozinha e no refeitório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com