TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rita Risonilda

Exames: Rita Risonilda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS

FACULDADE INTEGRADAS DE PATOS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CAMPINA GRANDE – PB 2013

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSORA: TEREZINHA APARECIDA DE FRANÇA RAMOS

ALUNA: Rita Risonilda de Araújo Batista

A EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE

A Educação figura hoje como importante direito garantido à criança, é trazida na própria Constituição Federal como direito de todos e dever do Estado, assim, a educação compreende vários desdobramentos, dentre os quais a Educação Infantil se revela como a base de toda a formação educacional de um indivíduo.

A importância da Educação Infantil vislumbra a formação de um ser humano, razão pela qual não se limita a uma fase de formação intelectual da criança. Esta, que é considerada um ser formador de cultura, que possui autonomia distinta dos adultos, com características próprias, que precisam ser respeitadas.

As diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil leciona que:

Art. 4º As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Em 1994 o MEC reconheceu que para a oferta com qualidade da Educação infantil, a formação do professor é um dos fatores mais importantes e considerou que aqueles que atuam em creches e pré-escolas precisam ser profissionais com condições de trabalho, plano de carreira, salário e formação continuada, assegurando formas regulares de formação e especialização que busca aprofundamento necessário para atuação nesta etapa educacional.

A constante busca pela qualidade no ensino da Educação Infantil que é ofertado nas diversas instituições é auxiliada por documentos legais como a Lei mencionada anteriormente, que estabelece, também, que a formação do professor da Educação Infantil deve ser de nível superior e que se dará em universidade nas licenciaturas e em institutos superiores de educação em cursos normais superiores. Os cursos normais médio era admitidos para o ingresso no trabalho docente até o ano de 2007.

O Plano Nacional de Educação tem ênfase em abordar os conhecimentos sobre a infância e suas necessidades básicas, bem como o desenvolvimento cultural infantil, constituindo questões para os cursos de formação de professores para a Educação Infantil que devem sempre focar na formação humana.

Pelo que se extrai dos documentos legislativos que buscam a efetivação do direito à educação, percebe-se que a formação inicial e continuada dos professores de Educação Infantil devem ser asseguradas a todos os profissionais na busca pela valorização dos professores de Educação Infantil.

O que as legislações vigentes trazem não é apenas uma análise de criança, mas também uma nova visão de profissional que deve estar apto para trabalhar na formação humana, valorizando o desenvolvimento de habilidades que o possibilitem interagir com crianças.

Assim, o professor dessa primeira fase educacional da vida das crianças deve ser possuidor de uma capacidade de organização desde o espaço onde as crianças irão estar, quanto dos materiais, das atividades a serem desenvolvidas, até a forma de abordagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com