TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAMUEL KRER

Artigo: SAMUEL KRER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Samuel Klein, criador e gestor da maior rede de varejo do país, é protagonista de uma história cheia de luta pela sobrevivência que começou numa aldeia da Polônia. Sua infância foi humilde e marcada pelos horrores do nazismo. Aos 18 anos, a vida difícil mostrou que tudo só iria piorar. A Segunda Guerra Mundial arrasava a Europa e a Polônia foi ocupada pelos alemães. Humilhações em campos de concentração, extermínio, separação da família, lar destruído, assassinatos, mortes assistidas, fome e maus-tratos marcaram a existência de Samuel. Dos 3,5 milhões de judeus que habitavam a Polônia, só 100 mil conseguiram escapar com vida da guerra. E Samuel Klein foi um deles. Cansado de conviver com o terror ele decidiu, em 1951, aventurar-se pela América do Sul.

Em 1952, quando Samuel Klein chegou ao Brasil, Juscelino Kubitschek tinha autorizado as automobilísticas multinacionais a instalarem em São Paulo suas montadoras e, para isso, precisavam de mão de obra. Como essa mão de obra veio do Norte e Nordeste do país - conhecidos pelo clima muito quente - teriam muitas dificuldades para enfrentar a terra da garoa e suas baixas temperaturas. Foi aí que Samuel enxergou um grande negócio: vender cobertores a essa população de baixa renda.

Com a família foi se estabelecer em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Iniciou então sua fascinante carreira de comerciante. Experiência de vida e vontade de vencer não lhe faltava. Comprou uma charrete e, com a ajuda de um conhecido, começou a formar sua primeira rede de clientes vendendo, de porta em porta, roupas de cama, mesa e banho. Sua esposa, Ana, cuidava da contabilidade do negócio. Quando alguém dizia que não tinha condições de pagar, Klein oferecia algumas facilidades: ficar com o produto e pagar em prestações, tudo no crediário. Já nesta época, comprava por 100 para vender por 200 e em seis ou oito prestações. Cada cliente tinha um cartão com o nome, endereço, o que comprou e em quantas vezes iria fazer o pagamento.

• Missão

Fornecer serviços inovadores e flexíveis, que atendam com qualidade nossos clientes, que é nada mais que realizar o sonho dos fregueses, proporcionar a melhor experiência de compra com uma gestão focada na solidez do negocio, no respeito total aos clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros.

• Visão

Ser uma empresa reconhecida pela qualidade de seu serviço e pelo respeito aos seus colaboradores. Ser uma empresa de atuação e reconhecida internacionalmente, que atende as necessidades de todas as classes sócias do mercado que atua com eficiência e rentabilidade contribuindo para o crescimento do Brasil.

• Valores

Simpatia, respeito, dedicação, dignidade, responsabilidade, inovação, eficiência, cidadania, humanidade, humildade, garra, e determinação.

• Características de sucesso

Não é todo dia que alguém tem uma grande ideia de negócio, que realmente traz resultados significativos. Afinal, saber empreender e tirar uma ideia do papel não é tarefa fácil. Observar casos de sucesso é uma das formas de aprender com quem chegou lá. Mais do que modelos de negócio vencedores, vale conferir quais são as qualidades pessoais que grandes fundadores têm – e fazer uma autoavaliação para saber quais características você, empreendedor, já tem e quais ainda precisa desenvolver. No Brasil, um dos maiores exemplos de empreendedorismo é Samuel Klein, dono da Casas Bahia. Polonês de origem judaica, Samuel conheceu logo cedo os horrores da guerra e do nazismo. Sobreviveu, mas decidiu ir embora da Europa. Veio ao Brasil, onde enxergou a possibilidade de fazer algo grande. Listamos algumas de suas características que podem ser analisadas como pontos fortes de um grande empreendedor.

1. Senso de oportunidade

Samuel enxergava uma oportunidade em cada situação. Quando migrantes do Nordeste vieram trabalhar em montadoras de carros no sudeste, ele enxergou ali um grande negócio: vender cobertores baratos para toda essa gente. Samuel soube transformar uma crise em algo bom para todos.

2. Carisma

Passado um tempo, ele começou a vender peças de cama, mesa e banho de porta em porta. Comprava e vendia pelo dobro do preço. Mas não faltavam compradores, diante de sua simpatia e boa conversa. Para quem não tinha dinheiro na hora, bolou uma alternativa: fazia um carnê com os dados da pessoa e do produto, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com