TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMANA DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO

Exames: SEMANA DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O fogo foi, sem soma de dúvidas, uma das mais importantes descobertas da história da humanidade. O fogo em si não foi descoberto, mas sim a forma de obtê-lo e controla-lo. O fogo passou a ser estudado como ciência ha pouco tempo se relacionado as demais ciências. É difícil pensar na evolução da humanidade sem associar ao advento da prática e obtenção deste meio de calor.

Porem, este não trouxe apenas benefícios, pois para quase tudo em nosso mundo, há um preço a se pagar, pois com o uso do fogo começaram a acontecer os incêndios, eventos pelos quais muitas vidas já foram ceifadas e inúmeros prejuízos materiais e ambientais ocasionados. Enfim, tal tema é bastante amplo e o que queremos abordar neste trabalho, são as possíveis formas e meios de Prevenção e Combate a Incêndios que podem ser utilizados pelas pessoas e empresas, em especial pela empresa denominada Posto Centro, localizada na cidade de São Desidério-Ba, que comercializa combustíveis e lubrificantes no varejo. A empresa em questão é de pequeno porte e chega a comercializar aproximadamente dois mil e quinhentos litros de combustíveis diariamente. O quadro de funcionários da empresa é constituído por doze funcionários que revezam em três turnos durante o horário de funcionamento do posto, que é compreendido entre seis da manha e vinte e duas horas.

Por se tratar de uma empresa do ramo de combustíveis, o grau de risco é muito elevado, portanto o nosso objetivo é identificar os meios existentes na mesma, para a Prevenção e Combate a Incêndio e se os funcionários sabem utilizá-los de forma eficiente, e se dispõem de conhecimentos técnicos para correta utilização dos mesmos. Vale ressaltar que não iremos mencionar aqui as normativas as quais estão submetidos os Postos de Combustíveis e nem as suas agências regulamentadoras.

A abordagem trata sobre a Prevenção e Combate a incêndios relacionando as classes de incêndio e seus respectivos métodos de extinção, bem como os agentes a serem utilizados. Para realização do trabalho proposto pensamos em fornecer, além das normas estabelecidas pela NR-23, informações adicionais de forma que qualquer pessoa, além dos profissionais da área, possa aplicar as medidas de proteção contra incêndio apresentadas.

Este trabalho trás consigo um pequeno planejamento de um projeto de prevenção contra incêndio, elaborado com base nas informações técnicas do Corpo de Bombeiros Militar e na Norma Regulamentadora (NR-23), que trata da Prevenção contra Incêndios.

DESENVOLVIMENTO

O fogo é constituído por três elementos básicos, que são eles: o combustível (material a ser queimado), o comburente (oxigênio) e a fonte de calor (energia a ser utilizada na geração de centelha), formando o que chamamos de “Triangulo do Fogo”. Alguns estudiosos associam um terceiro elemento, que é a “Reação em Cadeia”, ou seja, a continuação do fogo ou sua propagação. O fogo nada mais é do que uma reação química que desprende calor e luz, produzindo alterações profundas na substância que se queima. Quando o fogo foge do controle do homem, ocasiona o que denominamos Incêndio, que pode causar efeitos devastadores de grandes proporções.

Os incêndios são grandes responsáveis por inúmeras catástrofes em todo o mundo, vitimando milhares de pessoas anualmente e causando prejuízos incalculáveis. Para conseguir controlar um incêndio, é necessário uma grande quantidade de recursos materiais e humanos, que nem sempre logra-se êxito. Portanto, a melhor forma de combater incêndio, é agir antes que ele ocorra, com os métodos de prevenção que devem ser dispostos sempre onde houver riscos. E no caso de não conseguir agir preventivamente, o ideal é agir rapidamente na extinção do que chamamos de “Princípios de Incêndio”, evitando assim que ele se alastre e tome maiores proporções dificultando assim o seu combate.

A NR 23 dispõe e classifica os diversos tipos de incêndio, agrupando-os em quatro diferentes classes, visando as suas distinções e os variados métodos de extinção. Como dito anteriormente, o fogo é constituído por três elementos que formam o Triangulo do Fogo. Portanto, se não houver um desses três elementos ou se algum deles for eliminado, não haverá mais fogo, então dizemos que este foi extinto.

Segundo a NR 23 as Classes de Incêndio são:

CLASSES DE INCENDIO

Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.;

Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;

Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.;

Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

A Nr 23 dispõe ainda sobre outros diversos meios de prevenção e combate a incendio, tais como: Saídas de emergência, portas corta-fogo, escadas e ascensores, dectores de fumaça, alarme contra incendio, etc.

Portanto, a partir da classificação do fogo, passou-se a dividir também os métodos de extinção de acordo com as classes, objetivando utilizar o meio mais adequado para extinção do mesmo de acordo como ele foi ocasionado.

Os métodos de extinção de incêndio vão agir de acordo a forma mais eficiente de quebra do triangulo do fogo. Ou seja, para cada tipo de fogo haverá um agente específico para seu combate eficaz.

MÉTODOS DE EXTINÇÃO DO FOGO

Os métodos de extinção do fogo baseiam-se na eliminação de um ou mais dos elementos essenciais que provocam o fogo. Assim, podemos extinguir o fogo através do RESFRIAMENTO, que é o ato de inibir a ação do material combustível; do ABAFAMENTO, que consiste na ação de inibir a ação do comburente (OXIGENIO); da RETIRADA DO MATERIAL COMBUSTÌVEL e da QUEBRA DA REAÇÃO EM CADEIA.

AGENTES EXTINTORES

Os agentes extintores são os meios a serem utilizados no combate a princípios de incêndio de acordo com a classe em que o mesmo esteja ocorrendo, assim para determinado tipo de incendio teremos o seu respectivo extintor capaz de neutralizar a sua reação. São eles:

TIPOS DE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com