TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO DE LITERACIA Na educação surda

Artigo: SEMINÁRIO DE LITERACIA Na educação surda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2013  •  Artigo  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

OFICINA DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS II

Prof.ª Clélia Maria I. Nogueira

Turma de Libras

Data: 18-05-2013

Arapongas.

Iniciando o Letramento: a seleção de textos para o trabalho

As crianças e jovens surdos estão cercados por um mundo povoado de “escritos” inatingíveis. Serão as práticas de letramento que desenvolvemos nas salas de aula que oportunizarão que esse mundo desconhecido seja decifrado. Independente de conhecerem os sons das letras poderá penetrar no sentido das palavras e incorporá-las as suas experiências cotidianas.

É na escola que o primeiro contato sistemático com a língua portuguesa ocorrerá. É nesse espaço que pela vivência com textos variados, desde a educação infantil, a escrita passará a ter sentido.

A única via de acesso à língua portuguesa para os surdos é a escrita. Para os surdos, aprender a escrita significa aprender língua portuguesa: escrita e língua fundem-se em um único conhecimento vivenciado por meio da leitura.

Ao ler, os surdos conhecem somente a forma escrita da palavra e creem que ela seja pronunciada daquela forma por todas as pessoas.

O português é para o aluno o que ele pode ver na leitura. No entanto essa língua não é homogênea, ela se diversifica em inúmeras variedades que transformam em muitas línguas em uma só.

É o texto social que delimita a temática e não a escolha da temática que define o texto. Se há um texto circulando socialmente é porque seu conteúdo está vinculado à vivência do aluno; sua intenção comunicativa delimitará uma temática de interesse da faixa etária de nossos alunos. Nosso único trabalho é saber se ele é adequado aos interesses da faixa etária de nossos alunos. Folhetos publicitários, outdoors, cartazes, jornais, gibis e revistas, são veículos portadores de textos significativos pela relação que têm com o cotidiano do aluno.

O roteiro de leitura consiste em um registro no quadro das ideias manifestas pelos alunos, a partir da mediação do professor, em forma de esquema. Para que ele seja, de fato, um roteiro, é fundamental que o professor realize um cuidadoso levantamento de informações sobre o texto selecionado para não ter surpresas inesperadas e evitar o improviso no desenvolvimento das atividades.

As atividades de leitura em segunda língua para aprendizes surdos, principalmente na fase inicial devem ser contextualizadas em referencias visuais que lhes permitam uma compreensão prévia do tema. A leitura de imagens conduzirá o processo de reflexão e de inferências sobre a leitura da palavra.

A intertextualidade envolve associações de ideias com textos já lidos a respeito do tema. Poderão ser relembrados trabalhos anteriores, fazer comparações em relação à forma de apresentação e imagens, retomar ideias que poderão ser aproveitadas.

É o professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com