TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SENAC BIOSEGURIDADE

Tese: SENAC BIOSEGURIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Tese  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

SENAC

BIOSSEGURANÇA

Nome: Géssica Luana Klaus

Professora: Luana

06 de Junho de 2014

Caracterizar as ações que envolvem risco biológico, físicos, químico, psicossociais e ergonômicas durante o atendimento de profissionais no Serviço de Internação Domiciliar. Exposição aos riscos foi identificados curativos, glicemia capilar e acesso vascular, administração de medicamentos, coleta de sangue, contato com fluido corpóreo, exposição ao sol, exposição aos esgotos ao céu aberto, fungos, vírus, características psicofisiologicas, manipulação de drenos, ocorrência de adesão à higienização das mãos, uso de luvas e de descarte adequado do perfuro cortante. Os fatores de risco: ausência de rotinas pré-estabelecidas, inadequação de planta física e instalações, falta de material e equipamentos, desproporção entre o número de profissionais e o

número de leitos ocupados, falta de treinamento e orientação dos funcionários e acompanhantes.

Educar, integrar e motivar os trabalhadores, no combate ao risco de

acidentes no trabalho. Ampliar materiais de que trate de assuntos pertinentes à prevenção de acidentes. Os Equipamentos de Proteção Individual além de essenciais à proteção do enfermeiro visa à manutenção da saúde física e proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais. Em prol do cuidar a equipe de enfermagem realiza atividades que exigem grande aproximação física com o paciente, manipulam materiais perfuro cortantes contaminados por sangue e fluidos corporais, convivem em um ambiente carregado de dor e sofrimento. Situações como estas fazem com que esses profissionais fiquem expostos a vários fatores de riscos que podem comprometer a sua saúde e ser um facilitador para a ocorrência do acidente de trabalho.

Conclusão: os enfermeiros que trabalham no como HOME CARE estão expostos aos riscos que são classificados em biológicos, físicos, químicos, psicossociais e ergonômicos. Para diminuir a incidência destes riscos é preciso que os profissionais tenham conscientização dos riscos, implantando métodos de prevenção com a finalidade de diminuir os riscos, fazendo com que os profissionais usem medidas de segurança como, uso de luvas, toucas, óculos, filtro solar, vestimenta adequada, sapato adequado, postura correta, visando sempre à promoção da saúde desses trabalhadores.

Em minha opinião uma enfermeira pode transmitir risco à população, pois, um profissional na área da saúde está comumente exposto a diversos agentes infecciosos, como os vírus das hepatites B (HBV), hepatite C (HCV) e o HIV. Os principais meios de exposição são picadas acidentais de agulhas contaminadas, ferimentos com outros instrumentos contaminados, ou através do contato com os olhos, nariz, boca ou pele de sangue ou outro líquido biológico.

Todas as pessoas que trabalham em locais que prestam serviço à saúde ou mesmo de cuidados de doentes em domicílio deveriam passar por avaliações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com