TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL FRENTE A INSERÇÃO MUSICAL COMO INSTRUMENTO DE PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL

Casos: SERVIÇO SOCIAL FRENTE A INSERÇÃO MUSICAL COMO INSTRUMENTO DE PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  9.390 Palavras (38 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 38

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO SOCIAL

LEONAM MOREIRA DE SOUZA

SERVIÇO SOCIAL

FRENTE A INSERÇÃO MUSICAL

COMO INSTRUMENTO DE PROJETO

DE INCLUSÃO SOCIAL

Uberaba – MG

2013

LEONAM MOREIRA DE SOUZA

SERVIÇO SOCIAL

FRENTE A INSERÇÃO MUSICAL

COMO INSTRUMENTO DE PROJETO

DE INCLUSÃO SOCIAL

Trabalho de Conclusão de Curso, Apresentado ao Serviço Social da Universidade Norte do Paraná -UNOPAR, para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Tutor Orientador: Profª. Adarly Rosana Moreira Goes.

Uberaba – MG

2013

Ando devagar porque já tive pressa E levo esse sorriso porque já chorei demais, Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe, Só levo a certeza de que muito pouco eu sei, Ou nada sei... Conhecer as manhas e as manhãs, O sabor das massas e das maçãs, É preciso amor pra poder pulsar, É preciso paz pra poder sorrir, É preciso a chuva para florir Penso que cumprir a vida seja simplesmente Compreender a marcha e ir tocando em frente, Como um velho boiadeiro levando a boiada, Eu vou tocando os dias, pela longa estrada eu vou, Estrada eu sou ... Todo mundo ama um dia, todo mundo chora, Um dia a gente chega, no outro vai embora, Cada um de nós compõe a sua história Cada ser em si carrega o dom de ser capaz E ser feliz ( Conhecer...) Ando devagar porque já tive pressa, E levo esse sorriso porque já chorei demais, Cada um de nós compõe a sua história, Cada ser em si carrega o dom de ser capaz, E ser feliz... Almir Sater: Cantor e Compositor

AGRADECIMENTOS

A DEUS, pelo seu infinito amor, e que tem dado seu conforto, me mantendo na fé e perseverança pra trilhar essa longa caminhada à graduação, o que era um sonho de juventude.

Aos meus Pais que sempre lutaram pra nos dar uma educação descente, e nos preparar para o mundo; que deixara como exemplo, a dignidade e o caráter, como troféus em testemunhos de vida.

À minha Esposa Romilda Bessa, que compartilhou comigo dos momentos de luta e alegria, me incentivando e confortando, nos dias mais difíceis dessa caminhada.

Aos meus Amigos e sonhadores, que partilharam comigo do mesmo ideal, propondo uma mobilização no sentido de promover o bem social em prol de grupos que vivem a margem da sociedade organizada.

Aos companheiros do ICBC – Instituto de Cegos do Brasil Central, que comprara a ideia de um Projeto de Inclusão Musical, ao seu público assistido. À nossa querida Tutora do Polo, Marcela Fagundes, que com toda a paciência do mundo, nos conduziu ao topo da conquista nessa graduação.

A todas as Crianças, Jovens e adultos, que frequentaram as aulas de música (violão), que além de aprenderem os arpejos e ritmos, programaram suas cantorias, com grupos organizados em suas Instituições de apoio.

RESUMO

O presente Trabalho de Conclusão de Curso concilia-se com a experiência prática de Estágio Curricular III, no Projeto “Inclusão Musical para Deficientes Visuais”, este desenvolvido no Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC). Este trabalho tem como foco salientar a importância da inserção da atividade de música em Projetos Sociais. Possibilitando aos jovens inseridos no Projeto, um caminho para o exercício e a conquista da cidadania e da inclusão social a partir da efetivação de seus direitos, dentre eles, o acesso à participação, a informação e à educação. Trata, portanto, de temas sobre cidadania e inclusão social, realizadas por meio de pesquisas bibliográficas: livros, documentos, web e Relatório Final de Estágio Curricular III. Apresenta ainda, exemplos de Projetos Sociais Nacionais existentes com a Inserção da Música, expondo suas contribuições para o desenvolvimento social. O trabalho visa contribuir para a reflexão e a prática sobre o papel da educação musical no âmbito dos Projetos Sociais em ONGs, nos quais a cultura emerge como elemento significativo na busca de transformação e justiça social.

PALAVRAS – CHAVE: Projetos Sociais, Música, Cidadania e Inclusão Musical.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

(ABEDEV) Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais

CBDC Confederação Brasileira de Desportos para Cegos

OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público

ICBC Instituto de Cegos do Brasil Central

LOAS Lei Orgânica de Assistência Social

SESI Serviço Social da Indústria

MEC Ministério da Educação e Cultura

ONG Organização não Governamental

ECA Estatuto da Criança e do Adolescente

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................08

1.1 JUSTIFICATIVA...................................................................................................10

2 OBJETIVOS...........................................................................................................11

2.1 Objetivo Geral.....................................................................................................11

2.1.1 Objetivos Específicos.....................................................................................11

3 METODOLOGIA.....................................................................................................12

4 CAPITULO I Organização não Governamental (ONG) ICBC..............................13

5 CAPITULO II Breve Análise Teórica Sobre o Terceiro Setor ONGs.................18

5.1 Terceiro Setor.....................................................................................................18

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com