TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇOS TI

Trabalho Universitário: SERVIÇOS TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1.INTRODUÇÃO 2

2.SERVIÇOS DE INTERNET 2

2.1 CORREIO-ELETRÔNICO 3

2.2 FTP (protocolo FTP - File Transfer Protocol) 3

2.3 TELNET 4

2.4 WWW (protocolo HTTP) 5

2.5 SSL – Secure sockets layers (protocolo HTTPS:) 5

2.6 CHAT 6

2.7 COMUNICAÇÕES 6

2.7.1 TELEFONE 6

2.7.2 VIDEOCOFERÊNCIA 7

3.CONCLUSÃO 8

4.BIBLIOGRAFIA 9

1.INTRODUÇÃO

Criada inicialmente com finalidade militar, na década de 1960, a Internet, rede mundial de computadores, proporcionou uma grande revolução na comunicação, pela facilidade e velocidade no acesso às informações.

Na realidade, em poucas palavras, podemos considerar a Internet como sendo um conjunto de facilidades de comunicação e conectividade. (Jr., 2006)

Tudo é viabilizado pela constituição de protocolos estabelecidos, principalmente os TCP (Transmission Control Protocol - Controle de transmissão de protocolo) e IP ( Internet Protocol - Protocolo da Internet).

Um protocolo define o formato e a ordem das mensagens trocadas entre duas ou mais entidades comunicantes, bem como ações realizadas na transmissão e/ou recebimento de uma mensagem ou outro evento. (Kurose & Ross, 2006) .

A Internet está presente nas diversas atividades da vida social, seja pessoal ou corporativa e de relacionamentos, estabelecendo serviços de utilidades que facilitaram e aceleraram os processos de comunicação e transferência de dados.

Vamos analisar como os serviços de Internet mais conhecidos se apresentam e funcionam.

2.SERVIÇOS DE INTERNET

As aplicações distribuídas executadas na transmissão de dados através da Internet são os serviços de internet, possibilitados por meio de seus protocolos. Dentre eles estão: correio eletrônico, FTP (transferência de arquivos), Telnet (login remoto), WWW (navegação pela web), SSL, Chat (mensagens instantâneas), telefonia pela Internet, videoconferência e outros.

Veremos de forma mais detalhada os serviços citados acima.

2.1 CORREIO-ELETRÔNICO

O correio eletrônico ou e-mail é o serviço que permite que as pessoas ligadas à internet troquem mensagens entre si, através do computador. Existe desde o início da internet, continua em evolução ao longo do tempo e é uma das aplicações mais importantes e de maior sucesso na Internet.

Assim como o correio normal, o e-mail é um meio de comunicação assíncrono – as pessoas enviam e recebem mensagens quando for conveniente para eles sem estar coordenados com horários.

As mensagens eletrônicas são pequenos ficheiros constituídos por bytes (ou caracteres) e tratados por computador, daí o nome correio eletrônicos. É um serviço rápido, não limitado apenas às mensagens de texto, pois as mesmas muitas vezes incluem anexos, hiperlinks, textos em formato HTML e fotos.

São componentes principais do serviço: agentes de usuário, servidores de correio, protocolo para envio de correio eletrônico (SMTP - Simple Mail Transfer Protocol é o principal) e protocolo para recebimento (em geral o POP3 – Post Office Protocol versão 3).

2.2 FTP (protocolo FTP - File Transfer Protocol)

Por meio desse serviço é possível transferir arquivo entre duas maquinas participantes da rede. Você pode conectar-se por FTP com o servidor e guardar alguns arquivos naquele diretório, que ficarão protegidos por sua senha – a mesma usada para acessar a Internet. O limite de tamanho do diretório varia de provedor para provedor.

Ao acessar novamente o servidor por FTP, você precisará usar sua senha para abrir seu diretório. Depois, poderá trabalhar com os arquivos que lá estiverem como se o servidor fosse mais um disco de sua máquina. Claro que as transferências de arquivos entre o seu computador e o servidor submetem-se aos limites de velocidade da Internet.

Muitas pessoas usam esse tipo de serviço para trocar arquivos sem precisar fazer uma conexão direta entre computadores. Uma conexão direta exige que os dois computadores, com seus respectivos modems, estejam ligados ao esmo tempo.

Usando o FTP, basta combinar um diretório em um servidor para a troca de arquivos. (Jr., 2006)

2.3 TELNET

Serviço de comunicação remota a outra máquina. Com esse serviço é possível acessar a um servidor como se estivesse conectado localmente a ele (via rede local – LAN).

A máquina remota pode permitir ou não o acesso da outra.

Telnet oferece três serviços básicos:

1. - define um terminal virtual de rede, que proporciona uma interface padrão para sistemas remotos; programas clientes não têm que compreender os detalhes de todos os possíveis sistemas remotos, eles são feitos para usar a interface padrão;

2. - inclui um mecanismo que permite ao cliente e ao servidor negociarem opções e proporcionar um conjunto de opções padrão;

3. - trata ambas as pontas da conexão simetricamente. Assim, ao invés de forçar o cliente para conectar-se a um terminal de usuário, Telnet permite um programa arbitrário tornar-se um cliente. Além disso, cada ponta pode negociar opções.

O caminho dos dados em uma sessão remota é como uma viagem do terminal do usuário para o sistema operacional remoto. (Fernandes, 2013)

2.4 WWW (protocolo HTTP)

Esse serviço representa a World Wide Web (grande teia mundial). É sem dúvida o serviço mais usado e o que mais cresce na Internet. São as páginas gráficas da Internet! Antigamente a rede operava em Unix totalmente na forma de texto.

O protocolo HTTP representa HyperText Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Hiper Texto. O conceito de hipertexto está vinculado à ideia de textos onde,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com