TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEguridade Social

Trabalho Escolar: SEguridade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

A DESIGUALDADE E INVISIBILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA

A desigualdade e invisibilidade socila na formação da sociedade Brasileira, analisada por dois grandes profissionais, Jessé Souza e Fernando Braga Costa.

O sociólogo Jessé Souza desenvolveu um trabalho voltado para a análise do desenvolvimento de uma teoria social explicando a modernidade periférica e as alternativas teóricas em relação aos paradigmas do personalismo / patrimonialismo.

Outros autores concordam com a teori, que mesmo as qualidades do povo sendo exaltadas, não se é abordado as causas das desigualdades do País. Se reduz o conceito de ser brasileiro a partir de noções como o personalismo, familismo e patrimonialismo.

Para Souza os autores Hollanda, Faora e Damatta, abandonam as análises que abarque as contruções singulares periféricas, como é o caso do Brasil.

O psicólogo Fernando Braga Costa faz muitos relatos da humilhação social no livro Homens Invisíveis (2004). Ele quando cursava faculdade fez um trabalho junto aos garis que trabalhavam na ( USP). Nesse trabalho ele identifica como o grupo de profissionais da categoria de garis são excluídos e seu trabalho é considerado como desqualificado, são socialmente rebaixados pois é um trabalho que exige força bruta, ou seja de gente bruta.

No projeto desenvolvido por Jessé ele aborda o iberismo com uma comparação entre o Brasil e Estados Unidos. Ele acusa que as obras de Hollanda e Faoro e Damatta usam esse tipo de modelo.

Na obra de Buarque ele defende a plasticidade herdada dos portugueses pelos brasileiros. Ao analisar Faoro, Jessé identifica o mesmo personalismo que Buarque defende, e denomina os autores de uma categoria de culturismo atávico.

Já o autor Damatta interpreta a identidade brasileira como culturalista das práticas sociais e cotidianas. Mas também compara Estados Unidos e Brasil como os outros autores.

A teoria de Freyre é a que Jessé mais se identifica, o autor Freyre aborda algumas referências como a importância da escravidão no Brasil inclui a poligamia, reconhecimento dos filhos ilegítimos. Também defende uma outra obra a “ a ocidentalização”.

Em Freyre, Jessé encontra pontos que fundamentam o seu projeto que explique a constituição de uma modernidade periférica. Jessé seque firme com a idéia de mostrar a formação da identidade brasileira e a desiguldade do país. A nova periferia ou modernidade periférica, aconteceu no Brasil de fora para dentro pela adoção de práticas européias que constitui o estilo patriarcal português.

No século XIX o que fortalece as desigualdades fois a vinda da família real para o Brasil, a independência do Paíse a abolição da escravatura. Os negros nessa época ficaram em condições subhumansa e eram considerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com