TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIGNIFICADO E TRASFORMAÇÕES

Tese: SIGNIFICADO E TRASFORMAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Tese  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

I. SIGNIFICADO E TRASFORMAÇÕES

1. 1 SIGNIFICADO DO CURRÍCULO VITAE

Conhecido como Curriculum Vitae palavra de origem latim que significa em Português Curriculum Carreira e Vitae vida (trajetória ou curso de vida), usado popularmente como CV sendo escrito como currículo, no Francês é chamado de Résumé que quer dizer resumo da trajetória de vida profissional.

Com o objetivo para descrever a trajetória acadêmica, experiências profissionais, dados pessoais, objetivos e qualificações da vida do candidato.

1. 2 NECESSIDADES DAS TRANSFORMAÇÕES

Até o final da década de 90 no século XX para a apresentação dos curriculum vitae seguia uma serie de exigência para elabora-lo, os candidatos eram obrigados a anexar vários documentos para comprovar suas experiências e estudos, ficando desta forma volumosa e cansativa para os recrutadores.

Com o inicio dos novos profissionais conhecidos como geração Y, os modelos de curriculum vitae passaram por uma compressão, dispensam os comprovantes anexados, RG, CPF, naturalidade e filiação assim ficando mais enxuto.

Observação: hoje em esse tipo de informação só será inserida quando for solicitado pela empresa contratante.

Com as transformações nas bases físicas e organizacionais das empresas, a concorrência acirrada e outros aspectos têm provocado mudanças imagináveis nos requisitos qualificativos daqueles que se candidatam a ocupar postos de trabalho, pois esse documento vem passando por diversas metamorfoses, seja no conteúdo ou na forma de apresentação.

A propagação da internet que vem dispensando os tradicionais classificados e as entregas de porta em porta, os novos modelos de currículo vem sendo disponibilizados em bancos de dados em sites específicos, facilitando ainda mais as ofertas tanto quanto candidato como empresas.

Mesmo com todas essas transformações para deixar-lho mais claro e objetivo, muitas empresas adotam o sistema de currículo pronto. Quando começa o processo de seleção elas divulgam um modelo, que serve para todos os tipos de candidatos.

1. 3 UTILIZAÇÃO

O currículo é a parte essencial de todo o processo de recrutamento, independente da oportunidade de trabalho. O CV serve como um documento que fará a primeira ligação entre o candidato e o contratante, com ele deve-se comunicar, informar e principalmente despertar o interesse dos recrutadores, mas devemos lembrar que o objetivo do currículo não é obter um emprego, mas sim uma entrevista.

Com as necessidades permanentes de atualizações dos candidatos gerando situações em espaço/tempo para estudar e se qualificar e outro espaço/tempo para trabalhar, isso significa que o espaço/tempo para estudar e trabalhar se torna um desafio constante enfrentado a vida toda para se requalificar e se manter em uma boa colocação profissional. Trabalhadores e estudantes preocupados em estar sempre atualizados, é hoje um requisito fundamental, tendo eles que traduzir em conteúdo, métodos e acima de tudo atitudes.

Essas características de síndeto (estudar e trabalhar) na vida das pessoas acabam se tornando uma síndrome, que seus sintomas são múltiplos e seus efeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com