TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS

Trabalho Escolar: SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  2.632 Palavras (11 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 11

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS E A CORRUPÇÃO

COSTA, Luane Sousa¹

SOUSA, Francisca Meire Silva²

RESUMO

A revolução dos bichos é um livro de extrema importância para entendermos o funcionamento de sociedade comandada por diferentes tipos de governo, além de mostrar a ambição do ser humano e seu desejo pelo poder. Uma ficção que nos mostra que podemos até tentar mudar o modo da sociedade, mas o ser humano não muda, tanto é que os porcos que viviam em luta com os homens, seus eternos inimigos, tornaram-se iguais na sua podridão humana. Os ideais igualitários conquistaram sempre muitos adeptos, e infelizmente ainda o fazem. Inexoravelmente, entretanto, são corroídos pela própria natureza humana e desembocam em tiranias. O livro ataca o modelo soviético sob a ditadura de Stalin, fazendo um retrato muito fiel através de bichos do que ocorre de fato na tentativa de implantar o comunismo. Aqueles que renunciam à liberdade em troca de promessas de segurança acabam sem nenhuma delas. A fábula se passa na Granja do Solar, onde os animais eram explorados por seu dono. O homem seria o grande inimigo, o único inimigo, e retirando-o de cena, a causa principal da fome e da sobrecarga de trabalho desapareceria para sempre.

PALAVRAS-CHAVE: poder, revolução, ditadura.

REVOLUTION OF ANIMALS AND CORRUPTION

ABSTRACT

The revolution critters is a book of great importance to understand the operation commanded by the different types of government society , besides showing the ambition of human beings and their desire for power. A fiction that shows us that we can try to change the mode of society, but humans do not change it, so that the pigs who lived in fight with me their eternal enemies, became equal in their human rot . The egalitarian ideals always won many adherents, and unfortunately still do. Inexorably however, are corroded by human nature itself and flow into tyrannies . The book attacks the Soviet model under Stalin's dictatorship, making a very accurate portrayal of animals through than actually occurs in trying to implement communism. Those who renounce freedom in exchange for promises of security end up without any. The fable goes on the Solar Farm, where the animals were exploited by their owner. The man was the great enemy, the only enemy, and removing it from the scene, the main cause of hunger and overwork disappear forever.

KEYWORDS: power, revolution, dictatorship.

1 INTRODUÇÃO

A história a ser comentada, se passa em uma granja chamada “Granja do Solar, onde os animais eram explorados pelo seu dono, o Sr. Jones. Em dado momento dá-se início a um ideal revolucionário, como todo ideal, ele vem através de um sonho. Sonho este vindo da figura condecorada e muito respeitada entre os animais da granja, um porco chamado Major.

A obra de George Orwel é dirigida para quase todos os públicos, com uma escrita em forma de uma fábula para se ter fácil entendimento, mesmo aqueles que em virtude de desconhecimento de fatos históricos que foram usados como analogia para a construção da obra. O autor do livro usou como base para sua inspiração a Revolução Czarista, de 1917, onde Marx, Stálin, Trotski tinham divergências ideológicas. Assim como Marx, o Major, personagem do livro um pensamento ideológico onde todos eram iguais, onde não haveria distinção de classes sociais, no livro apresentado como Animalismo e que nos remete ao início do ideal socialista.

Assim como Marx, o Major teve tinha dois seguidores com o mesmo pensamento de ideal igualitário, aparentemente. Mas depois pôde se ver que esse ideal igualitário foi substituído pelo Totalitarismo, com a derrubada de um dos seus seguidores, no livro o porco chamado Bola-de-neve, vivendo em um sistema ditatorial/militar onde poucas classes teriam mais regalias que as outras, pode ser traduzida na seguinte frase do texto “todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros”.

O autor nos remete a entender que em uma revolução deturpada é impossível haver mudanças em prol da sociedade, não haverá igualdade como pregava Marx/Major, se em algum determinado momento a ganância de alguns se sobrepõe sobre a maioria. O autor nos mostra que a diferença de ideais têm bases iguais, o que difere é o interesse pessoal. Isso o autor demonstra bem na frase final do livro. “As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um homem para um porco outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco”.

A revolução dos bichos é um livro que nos orienta a entendermos o funcionamento das sociedades comandas por diferentes tipos de governo com diversos tipos de liderança, além de mostrar a ambição do ser humano pelo poder.

Como já foi dito, nessa história, tem como principal líder o porco Major, bastante sábio, e afirma: “o homem é o nosso único inimigo, ele é uma criatura que consome sem produzir”. Conduz os animais daquela fazenda, a uma revolução contra os maus tratos de seu dono, e dá ênfase a união, que com a força de vontade podemos ter muito mais que imaginamos. Major tinha dois tipos de liderança, a carismática, que conquistavam todos com seu jeito de transmitir suas ideias. Liderança transformal, pois por meio de seus ideais, Major conseguiu transformar as ideias dos bichos e mostrar a eles que só dependia deles a mudança de uma vida de escravidão para uma vida justa e de igualdade entre os bichos. O estilo de liderança de Major é democrático pois ele não obrigava ninguém a aceitar as suas ideias ele orientava os bichos e incentivava a participação de todos. Nos dias de hoje, em nossa sociedade, politicamente, em empresas e vários governos que tem as mesmas características dos personagens que são citados na obra “a revolução dos bichos, Bola de Neve que tinha todo um planejamento, de melhorar e facilitar a vida dos animais, mas Napoleão era contra todas as decisões de beneficiar a todos, pois ele queria que as coisas acontecessem em prol de suas decisões que só beneficiaria somente ele. Então se pode encaixar em nossa sociedade ou em nossa politica, onde que hoje dentro de algumas empresas quando tem algum funcionário que expõem suas ideias, ele pode ser expulso por ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com