TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL

Casos: SOCIEDADES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 6

PARTE II

SOCIEDADES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL

As Sociedades de Arrendamento Mercantil são mais conhecidas como empresas de leasing.Essas empresas captam recursos por meio de emissão de debêntures e empréstimos de médio e longo prazos e financiam a compra de bens, como máquinas, equipamentos e veículos.

BANCOS MÚLTIPLOS

Os bancos múltiplos foram criados por meio da Resolução n 1.524/88, do Bacen, com a finalidade de racionaliozar a administração das instituições financeiras.Várias instituições financeira do mesmo grupo econômico constituem-se em uma única instituição financeira com personalidade jurídica própria, com a conseqüente redução de custos operacionais. Um banco múltiplo pode ter as seguintes carteiras: comercial, de investimentos, de crédito imobiliário, de desenvolvimento e de arrendamento mercantil.

BOLSAS DE VALORES, DE MERCADORIAS E DE FUTUROS

As bolsas de valores, de mercadorias e de futuros são instituições constituídas pelas corretoras de valores para fornecer a infra-estrutura do mercado de ações, mercadorias e futuros. A principal função das bolsas é a de manter um local adequado para as negociações de compra e venda de ações, mercadorias e índices. Esse local chama-se pregão. As operações feitas fora das bolsas são chamadas operações de balcão.

2.1.3 INSTITUIÇÕES NÃO FINANCEIRAS

Existem outras instituições que, apesar de não serem consideradas instituições financeiras, exercem papel importante no mercado financeiro. Podemos citar algumas delas:

EMPRESAS DE FACTORING

As empresas de factoring (fomento mercantil) não são consideradas instituições financeiras e, portanto, não estão sujeitas às normas do Banco Central.

Financiam as atividades industriais e comerciais por meio da compra de direitos creditórios (duplicatas).

ADMINISTRADORAS DE CARTÃO DE CRÉDITO

As empresas administradoras de cartão de crédito são empresas que prestam serviços de intermediação entre o consumidor e o varejista. O consumidor titular do cartão de crédito paga anuidade (ou semestralidade) à administradora e o lojista paga comissão sobre os valores vendidos por meio do cartão de crédito. Na prática, a administradora financia a compra do consumidor e o lojista recebe num prazo médio semelhante em que o consumidor quita os débitos.

2.2 MERCADO FINANCEIRO

Em uma economia, de um lado existe os que possuem poupança financeira e, de outro, os que dela necessitam. A intermediação entre os dois lados ocorre no mercado financeiro. As instituições que intermedeiam as operações captam dos investidores e depositantes e repassam os recursos a tomadores, cobrando uma taxa de intermediação conhecida como spread.

A título de exemplos, os investidores poderiam ser poupadores pessoas físicas investidores pessoas jurídicas exportadores e órgãos governamentais. Os tomadores poderiam ser empresas que necessitam de recursos, pessoas físicas que necessitam de financiamento de imóvel, importadores que necessitam financiar a dívida pública, e o próprio tomador poderia ser um dos investidores (e vice-versa). A moeda de transação poderia ser a moeda nacional, a moeda estrangeira ou uma outra unidade monetária.

O mercado financeiro pode ser subdividido em quatro mercados específicos, embora muitas vezes ocorra a sobreposição entre eles:

 Mercado monetário;

 Mercado de credito;

 Mercado de capitais;

 Mercado de cambio.

2.2.1 MERCADO MONETÁRIO

No mercado monetário, são negociadas, basicamente, operações de curto e curtíssimo prazo.

A política monetária do Governo Federal éa executada por meio desse mercado, com a compra e venda de títulos de crédito emitidos pelo Banco Central, tais como o Bônus do Banco Central (NBC).

Quando há necessidade de reduzir a liquidez do mercado financeiro, o Banco Central coloca os títulos à venda, e os agentes econômicos adquirem-nos, pagando em moeda. Quando há necessidade de aumentar a liquidez do mercado financeiro, o Banco Central pode resgatar os títulos antes do vencimento.

No mercado monetário, são negociados, ainda, títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional, tais como as Notas do Tesouro Nacional (NTN) e as letras do Tesouro Nacional (LTN). Além desses títulos, são negociados também títulos públicos emitidos pelos Estados e Municípios ( obrigações, apólices e letras) e títulos emitidos pelas instituições privadas, tais como: certificado de depósitos interbancários (CDI), certificados de depósitos bancário (CDB) e debêntures.

2.2.2 Mercado de crédito

É no mercado de crédito que as pessoas físicas e jurídicas suprem as necessidades de caixa de curto e médio prazos. Geralmente, é nesse mercado que os tomadores de recursos relacionam-se com os intermediários financeiros (bancos comerciais e múltiplos, bancos de investimento e sociedades de crédito, financiamento e investimento), que lhes concedem créditos para suprir as necessidades de capital de giro e as necessidades de financiamento de bens e serviços.

Os recursos financeiros negociados nesse mercado originam-se basicamente de depósitos captados pelas instituições financeiras, repasses de linhas de créditos (oficiais e externas) e recursos próprios das instituições financeiras.

As operações de crédito mais comuns são: empréstimos para capital giro, descontos de títulos, conta garantida, assunção de dívidas, adiantamento sobre contrato de câmbio (ACC), repasse e financiamento de serviços e bens de consumo duráveis.

2.2.3 Mercado de capitais

A finalidade do mercado de capitais é a de financiar as atividades produtivas e o capital de giro das empresas, por meio de recursos de médio e longo prazos.

Os principais instrumentos de financiamento existente no mercado de capitais brasileiro são:

a) Ações;

b) Debêntures;

c) Notas promissórias (commercial papers).

As ações e os títulos (debêntures e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com