TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE

Tese: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 5

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE

Concepções da Sociologia da Educação

A Sociologia divide-se em várias disciplinas, que estudam a ordem existente nas relações fenômenos social de diversos pontos de vista irredutíveis, mas complementares e convergentes. Trata-se, assim, de examinar, sob o ponto de vista sociológico, os fenômenos educativos e não apenas uma divisão arbitrária disciplinar que não encontra eco nos processos sociais reais.

A sociologia da educação configura seu objeto particular quando se constitui como ciência das relações entre a reprodução cultural e a reprodução social, ou seja, no momento em que se esforça por estabelecer a contribuição que o sistema de ensino oferece com vistas à reprodução da estrutura das relações de força e das relações simbólicas entre as classes sociologia da educação se torna, de fato, uma sociologia da escola, esta orientação correspondeu a um amplo esforço de compreensão do fenômeno da reprodução social a partir dos sistemas escolares, forma dominante de socialização das novas gerações no século XX. O modo de reprodução da sociedade contempla uma dominante escolar.

O significado de Sociologia e suas contribuições para a educação

A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Tanto os processos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, como as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos neste processo são analisados por esta disciplina.

A Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia que estuda a realidade socioeducacional e os processos educacionais de socialização. Tem como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Durkheim é o primeiro a ter uma Sociologia da Educação sistematizada em obras como Educação e Sociologia, A Evolução Pedagógica na França e Educação Moral.

A Sociologia da Educação oportuniza aos seus pesquisadores e estudiosos compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação. Também oportuniza compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação à luz de diferentes teorias sociológicas

A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social Assim, a sociologia é uma ciência que não reduz a estudar os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais.

Dentro das ciências sociais, existe a sociologia geral e as sociologias especiais. A primeira trata de assuntos sociais de modo geral enquanto que a segunda especializa-se em um tema específico. Por exemplo, existe a sociologia do conhecimento, sociologia da educação, sociologia das organizações, sociologia da religião, enfim, muitas sociologias que se dedicam a entender a dinâmica de milhares de seres humanos que vivem em relações nesse mundo que habitamos. Portanto, pelo grau de complexidade que reside no ser humano, a ciência social foi obrigada a se especializar e subdividir-se um pouco.

Portanto, precisamos de sociologia porque ela é uma disciplina fundamental para o educador compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional. Afinal, a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas.

Dizer que a sociologia da educação estuda os fenômenos educacionais parece ser muito redundante

Alguns temas de estudo da sociologia da educação:

* Educação como processo social global que ocorre em toda a sociedade, porque é viver sem se relacionar é impossível;

* Os sistemas escolares, ou seja, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partes do sistema social mais global;

* A escola como unidade sociológica;

* A sala de aula como subgrupo de ensino;

* O papel do professor;

A sociologia da educação abrange também o estudo dos processos e das influências sociais envolvidos na atividade educativa, em especial na escola. Incluem-se aqui os processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influências exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação.

Enfim, a sociologia permite ao aluno uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com