TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SORVETERIA

Exames: SORVETERIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 6

CTÓRIA

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CAMPO GRANDE – MS

EMPREENDEDORISMO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

• NOME:.........RA

• NOME:.........RA

• NOME:.........RA

• NOME:.........RA

• NOME:.........RA

• NOME:.........RA

PROJETO DE CRIAÇÃO DE EMPRESA

SORVETERIA SABOR GELADO

Trabalho elaborado no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, na disciplina Empreendedorismo sob orientação do Professor EAD Luiz Manuel Palmeira.

Pólo de Apoio Presencial Mace/centro

ÍNDICE

INTRODUÇÃO 4

ETAPA 1: 5

ETAPA 2: 6

ETAPA 3: 7

ETAPA 4: 10

CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

INTRODUÇÃO

Apresenta-se neste plano de negócio, o meio pelo qual se realiza a idéia de um sonho para se tornar uma oportunidade de negócio, um empreendimento. No entanto, foram utilizadas como fontes o SEBRAE ( Serviço Brasileiro de Apoio a Empresas), dentre outras que serão citadas durante este.

Este trabalho além de demonstrar, o plano de negócios, demonstra também as habilidades que deve ter o perfil do empreendedor, e também ressalta a importância de descrever todo o planejamento como forma de formalizar o projeto.

Desenvolver um plano de negócio nada mais do que criar um passo a passo que permita ao empresário visualizar da forma mais completa possível o seu empreendimento.

Deve-se ser visionário, procurar explorar áreas inovadoras, porém com perspicácia, lançar o novo é arriscado, portanto, a inovação gera insegurança, e o empreendedor deve estar seguro de suas ações e atos.

ETAPA 1

Empreendedorismo no Brasil: Dicas para iniciante e para quem quer ainda mais

“(...) para você ter sucesso à frente de um pequeno empreendimento é importante que você domine, sim, técnicas de gestão, mas também é fundamental que você tenha uma atitude, uma conduta, um comportamento protagonista, de liderança, para que você venha a ter sucesso à frente deste empreendimento”.

(...) O processo de seleção da atividade empresarial que você vai estar atuando, ele respeita outros critérios. O primeiro é se você tem vocação para atuar neste ramo. Segundo é se existe um mercado favorável e quando você fala de mercado

(...) avaliar a questão financeira. Se você tem os recursos necessários para implementar um empreendimento num ramo que te interessa. Mas a definição se dá principalmente com a afinidade do candidato, do futuro empreendedor, com este ramo que ele vai atuar.

O empreendedor de sucesso possui características extras, além dos atributos do administrador, e alguns atributos pessoais que, somados a características sociológicas. Mintzberg identifica o empreendedor como um possível papel do administrador nesse caso. Neste livro, a abordagem do empreendedorismo é mais ampla.

A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. Antes de partir para definições mais utilizadas e aceitas, é importante fazer uma análise histórica do desenvolvimento da teoria do empreendedorismo (Hisrish, 1986).

Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. Uma vez que os empreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento e o próprio processo empreendedor devem ser estudados e entendidos.

As pessoas com espírito empreendedor são aquelas que estão sempre atentas às oportunidades de negócios do mercado e estão dispostas a assumir riscos, e esta é a característica mais conhecida nos empreendedores na opinião de Dornelas (2005), porque o verdadeiro empreendedor assume riscos de forma calculada, avaliando e gerenciando as reais chances de sucesso. São pessoas visionárias, capazes de prever o futuro de sua vida e de seus negócios, e com grande habilidade para implementar seus sonhos.

ETAPA 2

Pesquisar o tema, identificação de oportunidades para empreendedorismo

Uma idéia contagiante começa com um manifesto de idéias, um ensaio, lógico e poderoso, que reúne uma série de idéias existentes e as transformam em uma idéia nova e mais ampla, mais unificada e atraente.

O empreendedor preenche as deficiências do mercado com a oferta de novos produtos e serviços. O empreendimento envolve as “atividades necessárias para criar ou continuar uma empresa onde os mercados ainda não estejam bem estabelecidos ou definidos claramente e/ou em que parte relevante da função de produção não está completamente conhecida ou estabelecida”.

O empreendedor reconhece e age em cima das oportunidades do mercado. É essencialmente um inovador, envolve-se com a criação de organizações novas. Empreendedorismo “é o processo de identificar, de desenvolver e de trazer uma visão à vida. A visão pode ser uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com