TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sabemos Que A Cada 100

Trabalho Universitário: Sabemos Que A Cada 100. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  2.249 Visualizações

Página 1 de 2

Sabemos que a cada 100 aparelhos de televisão, 47 são da marca Veja bem. Determine a probabilidade de encontrar uma televisão que não seja da marca Veja bem.

R.: 53/100 = 0,53.

Comente sobre a assistência social na constituição federal de 1988.

R.: Os Direitos Sociais refletem a preocupação do Constituinte com a integridade física do homem, e estão relacionados aos princípios de dignidade da pessoa humana, solidariedade e igualdade, que visam atingir a justiça social. 

Segundo o Constitucionalista José Afonso da Silva, os direitos sociais são prestações positivas proporcionadas pelo Estado direta ou indiretamente, enunciadas em normas constitucionais, que possibilitam melhores condições de vida aos mais fracos, direitos que tendem a realizar a igualização de situações desiguais. Dessa forma, possibilita ao indivíduo exigir do Estado prestações positivas e materiais para a garantia de cumprimento desses direitos (Curso de Direito constitucional Positivo. 33ª ed. São Paulo: Malheiros, 2010. p. 286).

Os direitos sociais estão dispostos na Constituição de 1988, no Título II (Dos Direitos e Garantias Fundamentais) e no Título VIII (Da Ordem social).

Estabelece o art. 6º da CF, como direitos sociais: a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.

Do art. 7º ao 11, ambos da CF, o constituinte privilegiou os direitos sociais do trabalhador, em suas relações individuais e coletivas.

No título VIII, estão sistematizados os direitos à Seguridade Social (Saúde, Previdência Social e Assistência Social), os direitos relativos à Cultura, à Educação, à Moradia, ao Lazer, ao Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado e os direitos sociais da Criança e dos Idosos.

O art. 7º relaciona os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, entretanto, a doutrina atual não faz nenhuma distinção entre eles. Dentre os direitos dos trabalhadores previstos no texto constitucional, alguns têm aplicabilidade imediata, outros dependem de lei para sua efetiva aplicação, devendo o estado assegurá-los materialmente, já que o direito do trabalho é normatizado por leis específicas.

Conforme dispõe o art. 203 da CF: A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social.

Estabelece também em seu art. 204 a solidariedade financeira, já que, as ações governamentais na área da assistência social serão realizadas com recursos do orçamento da seguridade social, e não através de contribuição previdenciária.

Verifica-se, assim, que a Assistência Social, a partir da Constituição Federal de 1988, passou a integrar o Sistema de Seguridade Social, como política pública não contributiva. Portanto, é direito do cidadão e dever do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com