TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Coletiva

Pesquisas Acadêmicas: Saude Coletiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2013  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  2.629 Visualizações

Página 1 de 5

Sobre o conceito de Saúde Coletiva, assinale a alternativa correta:

b. É formada por três disciplinas básicas: ciências sociais e humanas em saúde; epidemiologia, e política e planejamento. Corr

Question 2

De acordo com Nunes (2009), a compreensão conceitual da Saúde Coletiva se estabelece à medida que se verifica sua construção como uma realidade histórico-social.

: introdução ao campo da Saúde Coletiva no Brasil: histórico, conceito e oportunidades de trabalho oferecidas pelo sistema de saúde.

1-Sobre o conceito de Saúde Coletiva, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: É formada por três disciplinas básicas: ciências sociais e humanas em saúde; epidemiologia, e política e planejamento.

2-De acordo com Nunes (2009), a compreensão conceitual da Saúde Coletiva se estabelece à medida que se verifica sua construção como uma realidade histórico-social.

Levando em conta a afirmação acima, é possível afirmar sobre a história da Saúde Coletiva no Brasil:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: que se institucionaliza na década de 1970, com a estruturação formal deste campo, que buscou superar o modelo biologicista da saúde pública.

3-A Saúde Coletiva contribui com o desenvolvimento de certas competências essenciais aos profissionais de saúde, em específico ao profissional de enfermagem. Assinale a alternativa correta sobre as competências que os profissionais devem desenvolver nos dias atuais:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: Tomada de decisões, de modo a considerar informações relevantes e análise de contextos sociais.

4-Sobre as áreas de atuação dos profissionais de saúde especializados em Saúde Coletiva, assinale a alternativa correta:.

Resposta correta: Na saúde suplementar, o profissional com conhecimento em Saúde Coletiva tem sido cada vez mais valorizado, principalmente na gestão.

5-A medicina social, predecessora da Saúde Coletiva, desenvolveu-se no século XIX e trouxe consigo alguns princípios básicos que compõem o discurso sanitarista, influenciando a conformação da Saúde Coletiva atual.

Resposta correta: II, III e V.

6-A Saúde Coletiva é constituída por três grandes espaços e formações disciplinares, a saber: ciências sociais e humanas em saúde; epidemiologia, e política e planejamento.

Sobre as ciências sociais e humanas em saúde é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: Investigações buscam nexos de sentido entre o natural (corpo biológico), o social e o cultural.

Aula-tema 02: Processo saúde-doença: fundamentos históricos e seus determinantes

1-“O conjunto de todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença, tanto em nível individual quanto em nível coletivo, considerando que ambas são interligadas e são consequências dos mesmos fatores” é definição para:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: Processo saúde-doença.

2- “Dados da Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados e da Polícia Federal de 2012, estimam que cerca de 0,6% dos brasileiros são usuários de crack. Atualmente a problemática envolvendo a droga nas grandes cidades está ganhando rápida repercussão por conta de sua rápida proliferação pelo país e pela degradação social que ela promove” nte:http://dssbr.org/site/2013/02/o-risco-social-e-a-epidemia-do-crack-problema-de-seguranca-e-de-saude-publica. Acesso em 20 fev. 2013)

Sobre os determinantes da “epidemia do crack”, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: a teoria da determinação social do processo saúde-doença é a que tem maior potencial para explicar a sua ocorrência.

3-Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Os fenômenos sociais, dentre eles a saúde e a doença das pessoas, resultam da interação de uma multiplicidade de fatores.

II. São causas básicas dos determinantes sociais da saúde e da doença os elementos socioestruturais da sociedade, tais como raça, gênero, etnia, educação.

III. A saúde e a doença dependem de fatores de ordem do orgânico ou da ordem do biológico, ainda que não somente deles.

Escolher uma resposta.

Resposta correta: Todas as alternativas estão corretas.

4- Sobre os modelos explicativos do processo saúde-doença, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: na perspectiva do modelo biomédico, a intervenção do cuidado é baseada em uma visão reducionista, em que o médico é o especialista que tratará o corpo enfermo.

5-Para Nunes (2009), os determinantes sociais da saúde e da doença passam por dois processos, o estrutural e o simbólico. Sobre esses determinantes é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: no processo simbólico a doença passa a ser analisada a partir da experiência vivenciada pelas pessoas.

6-O modelo biomédico caracteriza-se por um conjunto de elementos que constituem um modelo assistencial baseado em:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: mecanicismo, especialismo e reducionismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com