TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Coletiva

Trabalho Escolar: Saude Coletiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Os planejamentos de saúde para a população nem sempre foram bem vistas pela sociedade, na primeira republica o governo tinha como objetivo principal o saneamento de portos e cidades no sentido de manter mínimas condições de higiene sanitária. Na época em que getulio vargas governava o brasil a saúde ficou bem concentrada. Antes da revolução de 1930 nem todos os trabalhadores tinham direito ao seguro social, eram somente os assalariados, só a partir da revolução que todos os trabalhadores de serviços publicos tiveram esse direito.

Raramente se poderia segurar que o estado na sociedade brasileira, poderia colocar alguma situação de controlar os programas de assistência médica, sua atuação foi concentrada em medidas de alcance social, colocando ainda que o proprio setor de saúde não constitui setor pioritário nas definições de política econômico social de estado.

na década de 1970 foi construida uma rígida estrutura privativa de atenção médica,tendo atenção a medicina curativa. Para os usuários as auterações das organizações do sistema de saúde, mostravam duas situações complicadas de se enfrentar a enficacia do sistema previdenciario e a menor qualidade dos serviços públicos de saúde. O período de 1980 a 1983 foi cocomo período da crise da previdencia social, tendo o prev saúde como uma solução para o problema, mas também não chegou a ser colocado em prática. Em 1981 surgiu a criação do conselho consultivo de administração de saúde previdenciárea que vai reorganizar a assistência médica e avaliar as condições de financiamentos. Logo depois o conasp representa uma proposta de planejamento estratégico para solucionar o processo de mudança imediata.

O programa saúde da família teve início em 1991 juntamente com o (pacs) programa de agentes comunitários de saúde, com o objetivo de reduzir as mortalidades infantil e materna principalmente no norte e nordeste do país, principalmente nas áreas mais pobres e desvalidas. Depois que o pacs atuou no estado do ceará o ministerio da saúde vê a importância desse programa para o país.

O psf foi criado em 1993 em brasilia sobre o tema saúde da família pelo gabinete do ministro da saúde, em uma reunião que surge a proposta de colocar novos profícionais para que os agentes não ficassem tão isolados, esse programa também está em alguns países como canada, cuba, suécia e inglaterra, e serviram de referencia para o brasil. O ministério da saúde entende que o psf é uma forma que visa atender o individuo e a família de forma total e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com