TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Coletiva

Artigo: Saude Coletiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

Notas: 1

Em relação ao Planejamento Estratégico, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Refere-se a um planejamento de curto prazo, predominantemente quantitativo, abrangendo decisões administrativas e operações táticas, visando à eficiência da organização.

b. É o planejamento que se caracteriza pela formalização de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e de implantação no nível de intervenção.

c. Diz respeito ao valor numérico definido a partir dos objetivos a serem alcançados ao longo do tempo.

d. É uma ferramenta administrativa que, por meio da análise do ambiente de uma organização de saúde, cria a consciência de suas oportunidades e ameaças e de seus pontos fortes e fracos, a fim do cumprimento da sua missão, objetivos, visão e metas institucionais.

e. É uma forma de traduzir determinado sistema de valores em termos de crenças ou áreas básicas de atuação, considerando as tradições e filosofias da empresa e/ou instituição.

.

.

Question 2

Notas: 1

O ato de planejar em saúde e enfermagem se apresenta como um instrumento potente, direcionador e organizador do trabalho e das ações do enfermeiro. Sobre sua fundamentação e aplicabilidade, assinale a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. Na metodologia do planejamento estratégico aplicado na área de gestão em enfermagem, a previsão orçamentária é o único ponto priorizado nas ações de planejamento.

b. Planejamento, Plano e Programa na área de saúde e de enfermagem possuem os mesmos significados e finalidades nos diferentes níveis de gestão.

c. O planejamento é uma prática social por excelência, que permite a transformação de uma determinada situação em outra.

d. A implementação do planejamento da assistência de enfermagem em instituições privadas tem sido inviável devido à sua complexidade e sobrecarga das equipes de enfermagem.

e. Especificamente no caso do setor saúde, o planejamento busca identificar apenas oportunidades para orientar as ações.

.

.

Question 3

Notas: 1

São momentos do planejamento em saúde com foco processual:

Escolher uma resposta.

a. momento deliberativo, momento organizativo e momento tático-operacional.

b. momento avaliativo, momento estratégico, momento tático e momento operacional.

c. momento avaliativo, momento organizativo e momento normativo.

d. momento explicativo, momento normativo, momento estratégico e momento tático-operacional.

e. momento explicativo, momento organizativo, momento estratégico e momento avaliativo.

.

.

Question 4

Notas: 1

De acordo com Matus (1996), o Planejamento é entendido como um “cálculo que precede e preside a ação”. Sobre o Planejamento em Saúde, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. O planejamento em saúde tem vários enfoques e propostas metodológicas, sendo utilizado para formulação de políticas e organização dos serviços e ações de saúde.

b. A reorientação das ações voltadas para enfrentamento de problemas não é um enfoque do planejamento em saúde.

c. As Ciências Sociais e a Epidemiologia aparecem como disciplinas que subsidiam o planejamento em saúde, restritas ao momento deliberativo.

d. O enfoque normativo foi incorporado às propostas de planejamento como uma crítica à programação tradicional e estratégica.

e. O processo de planejamento do SUS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com