TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Coletiva

Trabalho Escolar: Saude Coletiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  2.992 Palavras (12 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução sobre sobrepeso e obesidade

O sobrepeso e a obesidade são doenças atuais que surgiram com o aumento do sedentarismo e com uma alimentação geralmente rica em gorduras e em açúcar (por exemplo, fast food, refrigerantes).

A obesidade (IMC superior à 30) não é apenas uma preocupação estética, pois temos que saber que existem riscos significativos para a saúde. Em estágios avançados, a obesidade pode levar a pessoa a parar de trabalhar, pois a doença pode causar muitas complicações graves e que invalidam a pessoa, como a diabete, hipertensão (pode provocar um AVC ou um infarto do miocárdio), osteoporose, artrose, distúrbios psicológicos (depressão devido à perda de confiança), doenças cardiovasculares graves, câncer de intestino, psoríase, etc.

Distinguimos em um primeiro estágio o sobrepeso e após um ganho de peso mais importante, falamos em obesidade.

Calcule o seu IMC para sabe se está com sobrepeso ou obesidade

Métodos para medir a obesidade

A. Os médicos utilizam em geral, o índice de massa corpórea (IMC), em inglês chamado de Body Mass Index (BMI) para medir o excesso de peso em uma pessoa, trata-se de uma medidad que indica a relação entre o peso em quilos e a altura em metros quadrados .

A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é: IMC = peso / (altura)².

Tabela do IMC:1

Classificação Valores no IMC

Abaixo do peso Abaixo de 18,5

Sobrepeso 25,0 - 29,9

Obesidade Grau I 30,0 - 34,9

Obesidade Grau II (severa) 35,0 - 39,9

Obesidade Grau III (mórbida) 40,0 e acima

B. Pode ser também interessante para o médico medir a circunferência da barriga.

É possível medí-la com uma fita métrica, na região mais proeminente (geralmente na região do umbigo), sem encolher a barriga (respirando normalmente).

Aqui estão os resultados desta medida:

Circunferência da barriga Mulheres Homens

ideal até 80 cm até 95 cm

elevada de 80 a 88 cm de 95 a 103 cm

muito elevada acima de 88 cm acima de103 cm

C. Mais recentemente, um novo índice chamado IAC (Índice de Adiposidade corporal), que mede a largura do quadril foi introduzido pela primeira vez no início de 2011. IAC completa o célebre IMC.

Calcule seu IAC: para mulheres, clique aqui e para os homens, clique aqui.

A medida da circunferência da barriga permite ao médico, em caso de valor elevado ou sobretudo muito elevado, diagnosticar eventualmente uma doença cada vez mais freqüente: a síndrome metabólica (mistura de doenças como a diabetes, a hipertensão, o colesterol, a obesidade,...). Este medida pode fornecer informações preciosas sobre a saúde de um paciente, pois sabe-se que um excesso de gordura na região abdominal pode ser muito perigoso para o coração.

Com este último parâmetro, é possível compreender melhor que a obesidade é considerada pelos médicos como uma doença global que pode apresentar riscos de saúde importantes e por isso, uma aproximação cada vez mais multifatorial (trabalho em conjunto com clínico geral, nutricionista, internos, farmacêutico...) é recomendada.

A boa notícia é que a perda de peso até 5 a 10%, já melhora muito a saúde da pessoa com sobrepeso, ou obesa.

No Brasil: segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% das crianças do país têm sobrepeso e metade delas é obesa.

Cerca de 15.8% da população adulta é obesa e 48.5 % é acima do peso (sobrepeso) [fonte: Ministério da Saúde, 2011].

- França: cerca de 33 % (20 milhões) dos franceses têm sobrepeso (com fortes disparidades entre o Norte e o Sul) e cerca de 10 % (6 milhões de pessoas) são obesas. (2006).

- Nos Estados-Unidos: 34% dos americanos são obesos, sendo cerca de 72 milhões de adultos, 33,3 % homens e 35,2 % mulheres (dados de 2005-2006). Segundo o estudo que comprovou estes dados e a cada dois anos analisa 4400 adultos, as pessoas que têm entre 40 e 59 anos têm mais riscos de chega à obesidade: 40 % dos homens deste grupo são obesos contra 28 % com idade entre 20 e 39 anos. Entre as mulheres, 41 % das mulheres com 40-59 anos são obesas.

A obesidade afeta cada vez mais as minorias: mais de uma mulher negra em cada duas é obesa (53 % com 40-59 anos), assim como em hispânicas (51 %), já nas mulheres brancas, 39 % são obesas. [fonte: ATS, 29 de novembro de 2007]

- No Canadá: 36% da população é obesa [fonte: ATS, 10 de novembro de 2007].

- No mundo: Um grande estudo internacional lançado em fevereiro de 2011 mostrou que 10% dos adultos são obesos. São 500 milhões de pessoas. Em 2008: 9,8% dos homens e 13,8% das mulheres eram obesos.

Classificação da Obesidade de Acordo com suas Causas:

Obesidade por Distúrbio Nutricional

Dietas ricas em gorduras

Dietas de lancherias

Obesidade por Inatividade Física

Sedentarismo

Incapacidade obrigatória

Idade avançada

Obesidade Secundária a Alterações Endócrinas

Síndromes hipotalâmicas

Síndrome de Cushing

Hipotireoidismo

Ovários Policísticos

Pseudohipaparatireoidismo

Hipogonadismo

Déficit de hormônio de crescimento

Aumento de insulina e tumores pancreáticos produtores de insulina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com