TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Coletiva

Ensaios: Saude Coletiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 2

socioestruturais da sociedade, tais como raça, gênero, etnia, educação. III. A saúde e a doença dependem de fatores de ordem do orgânico ou da ordem do biológico, ainda que não somente deles. Resposta correta: Todas as alternativas estão corretas.

4- Sobre os modelos explicativos do processo saúde-doença, é correto afirmar que: Resposta correta: na perspectiva do modelo biomédico, a intervenção do cuidado é baseada em uma visão reducionista, em que o médico é o especialista que tratará o corpo enfermo.

5-Para Nunes (2009), os determinantes sociais da saúde e da doença passam por dois processos, o estrutural e o simbólico. Sobre esses determinantes é correto afirmar que: Resposta correta: no processo simbólico a doença passa a ser analisada a partir da experiência vivenciada pelas pessoas.

6-O modelo biomédico caracteriza-se por um conjunto de elementos que constituem um modelo assistencial baseado em:Resposta correta: mecanicismo, especialismo e reducionismo.

Aula-tema 03: História das Políticas de Saúde no Brasil

1-Diversos fatores conjunturais contribuíram para a reformulação das políticas de saúde no Brasil e a criação do SUS, na Constituição Federal de 1988. Dentre esses fatores, podemos citar: Resposta correta: o cenário político favorável, pós-ditadura militar.

2-Em relação ao processo histórico de construção do sistema de saúde brasileiro é correto afirmar que: Resposta correta: a Lei Eloy Chaves (1923) cria as Caixas de Aposentadoria e Pensões, por meio da qual a assistência médica limitava-se à cobertura de certos segmentos dos trabalhadores.

3- (UNIFESP 2011 - Adaptado) Sobre o papel do Estado na Saúde, é correto afirmar que: Resposta correta: ao Estado cabe a responsabilidade por providenciar as condições e os recursos necessários, que garantam ao cidadão o acesso e a satisfação de suas necessidades de saúde.

4-Para se compreender as políticas de saúde de um determinado país:5-(CEV/UFMT 2010 - Adaptado) Sobre a Reforma Sanitária brasileira, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta: I. Constitui uma proposta abrangente de mudança social e um processo de transformação sanitária gestada desde a década de 70 do século XX. II. Deve ser entendida simplesmente como uma reforma setorial. III. Na busca de viabilidade para as intervenções propostas pela Reforma Sanitária, utilizou-se unicamente dois caminhos: legislativo-parlamentar e técnico-institucional. IV. Os princípios e as diretrizes da Reforma foram sistematizados na 8ª Conferência Nacional de Saúde, destacando-se: conceito ampliado de saúde; Sistema Único de Saúde (SUS) e participação popular. Estão corretas as afirmativas: Resposta correta: I e IV, apenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com