TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Coletiva

Trabalho Escolar: Saude Coletiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 7

Aula-tema 01: Introdução ao campo da Saúde Coletiva no Brasil: histórico, conceito e oportunidades de trabalho oferecidas pelo sistema de saúde.

1-Sobre o conceito de Saúde Coletiva, assinale aalternativa correta:

Resposta correta: É formada por três disciplinas básicas: ciências sociais e humanas em saúde; epidemiologia, e política e planejamento.

2-De acordo comNunes (2009), a compreensão conceitual da Saúde Coletiva se estabelece à medida que se verifica sua construção como uma realidade histórico-social. Levando em conta a afirmação acima, é possívelafirmar sobre a história da Saúde Coletiva no Brasil:

Resposta correta: que se institucionaliza na década de 1970, com a estruturação formal deste campo, que buscou superar omodelo biologicista da saúde pública.

3-A Saúde Coletiva contribui com o desenvolvimento de certas competências essenciais aos profissionais de saúde, em específico ao profissional de enfermagem.Assinale a alternativa correta sobre as competências que os profissionais devem desenvolver nos dias atuais:

Resposta correta: Tomada de decisões, de modo a considerar informaçõesrelevantes e análise de contextos sociais.

4-Sobre as áreas de atuação dos profissionais de saúde especializados em Saúde Coletiva, assinale a alternativa correta: Resposta correta: Na saúde suplementar, o profissional com conhecimento em Saúde Coletiva tem sido cada vez mais valorizado, principalmente na gestão.

5-A medicina social, predecessora da Saúde Coletiva,desenvolveu-se no século XIX e trouxe consigo alguns princípios básicos que compõem o discurso sanitarista, influenciando a conformação da Saúde Coletiva atual.

Resposta correta: II, III e V.

6-A Saúde Coletiva é constituída por três grandes espaços e formações disciplinares, a saber: ciências sociais e humanas em saúde; epidemiologia, e política e planejamento. Sobre as ciências sociais e humanas em saúde é correto afirmar que:

Resposta correta: Investigações buscam nexos de sentido entre o natural (corpo biológico), o social e o cultural.

Aula-tema 02: Processo saúde-doença: fundamentos históricos e seus determinantes

1-“O conjunto de todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença, tanto em nível individual quanto em nível coletivo, considerando que ambas são interligadas e são consequências dos mesmos fatores” é definição para:

Resposta correta: Processo saúde-doença.

2- “Dados da Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados e da Polícia Federal de 2012, estimam que cerca de 0,6% dos brasileiros são usuários de crack. Atualmente a problemática envolvendo a droga nas grandes cidades está ganhando rápida repercussão por conta de sua rápida proliferação pelo país e pela degradação social que ela promove”

Resposta correta: a teoria da determinação social do processo saúde-doença é a que tem maior potencial para explicar a sua ocorrência.

3-Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Os fenômenos sociais, dentre eles a saúde e a doença das pessoas, resultam da interação de uma multiplicidade de fatores. II. São causas básicas dos determinantes sociais da saúde e da doença os elementos socioestruturais da sociedade, tais como raça, gênero, etnia, educação. III. A saúde e a doença dependem de fatores de ordem do orgânico ou da ordem do biológico, ainda que não somente deles. Resposta correta: Todas as alternativas estão corretas.

4- Sobre os modelos explicativos do processo saúde-doença, é correto afirmar que: Resposta correta: na perspectiva do modelo biomédico, a intervenção do cuidado é baseada em uma visão reducionista, em que o médico é o especialista que tratará o corpo enfermo.

5-Para Nunes (2009), os determinantes sociais da saúde e da doença passam por dois processos, o estrutural e o simbólico. Sobre esses determinantes é correto afirmar que: Resposta correta: no processo simbólico a doença passa a ser analisada a partir da experiência vivenciada pelas pessoas.

6-O modelo biomédico caracteriza-se por um conjunto de elementos que constituem um modelo assistencial baseado em:

Resposta correta: mecanicismo, especialismo e reducionismo.

Aula-tema 03: História das Políticas de Saúde no Brasil

1-Diversos fatores conjunturais contribuíram para a reformulação das políticas de saúde no Brasil e a criação do SUS, na Constituição Federal de 1988. Dentre esses fatores, podemos citar: Resposta correta: o cenário político favorável, pós-ditadura militar.

2-Em relação ao processo histórico de construção do sistema de saúde brasileiro é correto afirmar que: Resposta correta: a Lei Eloy Chaves (1923) cria as Caixas de Aposentadoria e Pensões, por meio da qual a assistência médica limitava-se à cobertura de certos segmentos dos trabalhadores.

3- (UNIFESP 2011 - Adaptado) Sobre o papel do Estado na Saúde, é correto afirmar que: Resposta correta: ao Estado cabe a responsabilidade por providenciar as condições e os recursos necessários, que garantam ao cidadão o acesso e a satisfação de suas necessidades de saúde.

4-Para se compreender as políticas de saúde de um determinado país: Resposta correta: é preciso levar em conta estudos que se preocupem com o papel do Estado e a relação Estado-sociedade.

5-(CEV/UFMT 2010 - Adaptado) Sobre a Reforma Sanitária brasileira, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta: I. Constitui uma proposta abrangente de mudança social e um processo de transformação sanitária gestada desde a década de 70 do século XX. II. Deve ser entendida simplesmente como uma reforma setorial. III. Na busca de viabilidade para as intervenções propostas pela Reforma Sanitária, utilizou-se unicamente dois caminhos: legislativo-parlamentar e técnico-institucional. IV. Os princípios e as diretrizes da Reforma foram sistematizados na 8ª Conferência Nacional de Saúde, destacando-se: conceito ampliado de saúde; Sistema Único de Saúde (SUS) e participação popular. Estão corretas as afirmativas: Resposta correta: I e IV, apenas.

6- A atenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com