TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sebastião Salgado

Monografias: Sebastião Salgado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

Nascido em 8 de fevereiro de 1944 em Aimorés –MG, atualmente vive em Paris com a esposa Lélia Wanick Salgado. Estudou economia, mas Salgado começou sua carreira de fotografo profissional em 1973 em Paris em agencias como Sygma, Gamma, e Magnum Photos.

Já viajou todas as regiões do planeta cerca de 130 países e já fotografou todo tipo de cenário, tais como natureza, figura humana... Suas fotos são feitas em escala de cinza (preto e branco) e atualmente ele fotografa com maquinas digitais. Abandonou o uso das maquinas analógicas entre 2004 a 2008 por causa de perder muitas fotos pois o uso de raio-x nos aeroportos estragava os filmes, diz que se adaptou bem a foto digital e que a qualidade é a mesma se não superior, pois obtêm negativos de melhor qualidade com as fotos digitais do que as que tinha com as analógicas.

Sebastião Salgado é um dos maiores nomes na fotografia mundial. Com varias obras publicadas e exposições por todo o mundo. É um grande ícone da fotografia, sua esposa Leila é a responsável pela organização dos eventos de exposição e também participou na criação de seu ultimo livro Genesis. Para este livro fez 32 viagens e trabalhou por oito anos, viajando oito meses por ano e retornado para casa por quatro. O livro está dividido em cinco capítulos sendo eles: "Extremo Sul do Planeta", "Extremo Norte do Planeta", "África", "Amazônia/Pantanal" e "Santuários do Planeta".

Em minha opinião uma das fotos mais fantásticas deste livro é a de uma Iceberg no mar de Weddell, em que no momento em que ele bateu a foto o iceberg estava em um ângulo que parecia ter um castelo de gelo no topo.

Essa foto tem enquadramento de plano de conjunto, com luz lateral realçando as formas do iceberg, como a foto foi tirada na luz do dia ele provavelmente usou uma velocidade de obturador rápida e um diafragma não muito aberto para na ter excesso de luz na imagem.

Já a próxima imagem de um grupo de zebras tomando água em uma lagoa foi tirada em um enquadramento também de plano de conjunto, por ter pouca luz pode se dizer que o diafragma estava bem aberto e ele teve de usar portanto um tempo de exposição mais longo, provavelmente usando um tripé.

Outra curiosidade sobre Sebastião Salgado e que ele foi um dos fotógrafos que esteve presente e fotografou o momento do atentado ao ex-presidente norte americano Ronald Reagan. Ele havia sido contratado para fotografar o então presidente para a revista New York Times e enquanto trabalha na casa branca. Foi com a equipe do FBI ate o local onde o presidente discursaria e como estava com acesso por estar acompanhado pelo FBI pode fazer as melhores fotos do incidente. As fotos em questão foram coloridas, pois eram para a revista.

Sebastião durante as viagens para fazer o livro Genesis viveu por dois meses com tribos do Alto Xingu, onde ele viu e fotografou oito tribos diferentes que tem pouco contato com a população consumista,como disse sua esposa em uma entrevista, e foi com essas tribos que ele pode presenciar a festividade de Uarubé, onde a tribo tem cerca de 1500 convidados e alimenta a todos com peixe defumado e ele fotografou o momento da pesca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com