TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguridade Social

Trabalho Universitário: Seguridade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Mudanças no recebimento de benefícios e suas causas

A seguridade social é o conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinados a assegurar os direitos relativos a saúde, previdência, e assistência social. No estado em que encontramos com o atual governo, está havendo muitas mudanças na área da assistência social, tais como mudanças de prazo de carência para recebimento de um benefício, ou valor recebido de um benefício e até mesmo mudanças quanto a duração do recebimento do benefício.

A assistência social tem caráter não contributivo, visando atender as necessidades básicas de proteção à família, diferente do que ocorre com a previdência social que visa à contribuição de seus segurados.

Com o intuito de gerir melhor os custos, o governo alterou algumas regras para recebimento de benefícios, criando mais regras e dificultando o acesso em relação às regras anteriores, principalmente no que diz respeito a tempo mínimo de serviço, como ocorreu no caso do abono salarial.

A justificativa para tais providências seria o fato de haver mais jovens no mercado de trabalho e é natural que as pessoas desta faixa etária estejam dispostas a mudar de emprego com mais facilidade, gerando custos para o governo, afinal o seguro- desemprego é devido àqueles que desempenharam exercício laborativo pelo período de seis meses. Pensando nisto, o governo alterou o tempo mínimo para 18 meses, tornando a diferença de exigência bem maior.

Ocorre que, conforme afirmou o Ministro, existem muitas irregularidades no que diz respeito ao recebimento dos benefícios. Isto posto, fica claro que além destas mudanças, faz-se necessário que exista fiscalização para o recebimento destes benefícios, de forma que ainda que sejam de forma cumulativa, seja recebido apenas por quem realmente precisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com