TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Gestão de Suprimentos UNIASSELVI

Por:   •  26/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Mônica Gunslinki Pires; Patricia da Silva Assis Leite ¹

Dayse Castro ²

  1. INTRODUÇÃO

A operação de uma organização empresarial requer controles para contabilizar todos os resultados obtidos dentro de um determinado período de tempo. Para que esse controle seja absoluto, é necessário manter os registros gerados de acordo com os princípios contábeis conforme forem atualizados, e mantendo a contabilidade informada das decisões tomadas pela administração da empresa já que essas refletem diretamente a operação.

A seguir traremos a discussão acerca do papel fundamental da contabilidade para o bom funcionamento das organizações, pois deve estar presente nos momentos mais decisivos e também como apoiadora de determinadas mudanças.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“As atividades empresariais necessitam de um controle das informações para que haja mensuração de custos, despesas, receitas e resultados, por exemplo.” (ALMEIDA; JOSÉ ELIAS FERES DE, 2015, p.116).

Com base na pesquisa de campo realizada pelo Sebrae - SP em 2013, a “contabilidade eficiente” é apontada como um dos fatores de sucesso das organizações. A análise fornecida pela contabilidade de uma empresa orienta a tomada de decisão, atende exigências fiscais e agrega valor ao negócio.

Já Marion (2004, p. 26) ensina que “a Contabilidade é um instrumento que fornece informações úteis para tomadas de decisões dentro e fora da empresa”. Ela compreende um sistema de informações que permite as empresas maior clareza financeira e patrimonial.

O profissional atento às transformações pertinentes ao exercício de sua função deve considerar as ferramentas que facilitam e ao mesmo tempo contribuem para a redução de erros e para o aumento da qualidade. O mundo de trabalho do ambiente contábil constantemente sofre mudanças pelos elevados níveis de exigências em face das necessidades de obtenção de informações que são postas nas mãos daqueles que delas precisam para tomar decisões num mundo cada vez mais globalizado. A incidência de erros torna-se inadmissível quando nossos olhares podem estar voltados para as consequências causadas por uma decisão errada pautada em relatórios com informações indevidas (SANT’ANNA, et. al. 2011, p. 9).

A contabilidade é um dos fatores fundamentais para o bom desempenho dos negócios. Ele lida com a prestação de contas aos governos, documentos comerciais relacionados a clientes e controles internos para fins legais, embora esse não seja seu único objetivo, pois opera de maneira mais ampla.

O sucesso e o fracasso de um negócio é uma série de fatores inter-relacionados, sendo importante ressaltar o papel de cada departamento que compõe uma organização. Na prática de contabilidade, o trabalho do dia-a-dia dos negócios de uma empresa é importante para garantir o monitoramento da atividade e a prestação de contas por meio das demonstrações financeiras.

Imagem 1: organograma geral de distribuição de áreas dentro de uma organização.
[pic 1]

Fonte: Disponível em: http://www.eticacontabilidadedf.com.br/organograma.html

No organograma acima, é possível identificarmos o papel importante da contabilidade dentro de uma organização, pois ela está inserida em mais de um campo e sua função deve ser efetiva para que a empresa gerencie seus bens e tome decisões mais coerente e assertivas. Para além disso, a contabilidade conversa e interage entre diversas áreas, direta e indiretamente para manter o bom funcionamento geral da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (210.6 Kb)   docx (157.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com