TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário I Corpo E Controle

Artigos Científicos: Seminário I Corpo E Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DISCIPLINA: SEMINÁRIO I

Item 1:

O texto ampliou e em alguns aspectos até modificou minhas análises acerca da educação. Pude perceber no quanto reproduzimos ações de controle do corpo, principalmente no ambiente escolar, e como a Educação Física deixa de realizar seu papel, limitando-se a quadra de esportes e estes sendo realizados de forma demasiadamente competitiva, afirmando ainda mais as concepções do capitalismo.

Ao recordar minha vida escolar, me surpreendi com o fato de que, o que ficou gravado em minha memória foram exatamente as disciplinas onde o corpo foi utilizado, como: Atividades Agrícolas, Economia Doméstica, Educação Física, Artes e Música.

Ainda não sou professora, no entanto leciono em casa para alunos do 2º ao 6ºano. Além disso, há quatro anos, sou agente educadora no município do Rio de Janeiro (6º ao 9ºano). Essa curta experiência me faz refletir e concordar com o autor do texto em vários aspectos. Relacionarei alguns deles neste relatório.

Na maioria das vezes, no processo ensino-aprendizagem, o aspecto cognitivo é priorizado e a realidade cultural do aluno é desconsiderada.

As ações pedagógicas reproduzem os antigos padrões de ensino, imobilizando e dissociando o corpo do aprendizado (aulas expositivas com pouca ou nenhuma participação dos alunos; a disposição das carteiras, dificultando as interações professor-aluno, aluno-aluno; as avaliações somente com provas e atividades e individuais; a transmissão de conteúdos de uma forma pouca dinâmica, sem utilização de jogos, brincadeiras, experiências dos alunos, etc.).

Como agente educadora, a seguinte afirmação do autor se destacou: “o corpo e seus movimentos, de certa forma, ameaçam o controle escolar... promovendo o descontrole do rígido sistema da escola...”. Concluí que não devo entender os movimentos corporais, tão característicos dos alunos, como ameaça e sim como forma de expressão de sua individualidade que está sendo firmada na sociedade.

E as regras? Será que elas não precisam ser compreendidas pra serem cumpridas? Percebi que algumas necessitam ser reavaliadas.

Enfim, de uma forma muito singular, as atividades desta disciplina me incentivaram a não ser mais uma docente que “reproduz” e sim uma educadora, consciente do seu papel social, e que por isso leva em conta o aluno em todos os seus aspectos (emocionais, culturais, psicológicos, cognitivos, físicos) e aproveita as oportunidades que uma atividade física, por ser tão prazerosa, auxilia no processo de construção de conhecimento do aluno.

Item2 :

O professor sobe na mesa e pede que os alunos subam para terem outra visão, a visão deles sobre as coisas e os estimula a ouvirem suas próprias vozes.

O professor incentiva os alunos a rasgarem as páginas do livro, desconsiderando a visão do autor do livro.

Essas e outras cenas demonstram que o professor luta contra aquele sistema acadêmico rígido e autoritário. Um sistema de ensino onde o aluno é levado a reproduzir e não a refletir, criticar, criar.

Item3:

• Jogo da Velha humano

Objetivo do jogo

Alinhar três pessoas na vertical, diagonal ou horizontal desde que não seja na primeira linha horizontal.

Número de participantes:

2 equipes de 5 a 7 jogadores

Material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com