TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Temático

Casos: Seminário Temático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

O senso comum é um saber que nasce da experiência quotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos no nosso dia-a-dia: como comer à mesa, acender a luz de uma sala, acender a televisão, como fazer uma chamada telefónica, apanhar o autocarro, o nome das ruas da localidade onde vivemos, etc.,etc...

É, por isso, um saber informal, que se adquire de uma forma natural (espontâneo), através do nosso contacto com os outros, com as situações e com os objectos que nos rodeiam.

É um saber muito simples e superficial, que não exige grandes esforços, ao contrário dos saberes formais (tais como as ciências) que requerem um longo processo de aprendizagem escolar.

01 Qual a diferença entre conhecimento científico e sensu comum?...o conhecimento científico é uma espécie de otimização desse conhecimento vulgar. Aciência busca organizar e sistematizar o conhecimento do homem. O cientista é um ser preocupado com a veracidade e a comprovação de seu conhecimento, o que faz com queconstrua uma série de enunciados e regras rigorosas, que permitem a descoberta e aprova desse conhecimento.Enquanto o senso comum é difuso, desorganizado, assistematizado e detém de váriasfontes desordenadas e simultâneas, o conhecimento científico tenta ser coerente,organizado, sistemático, ordenado e orientado a partir de fontes específicas e muitasvezes pré-constituídas.

CONCEITO DE PLÁGIO

Plágio não é somente a cópia fiel e não autorizada da obra de outra pessoa −seja ela artística, literária ou científica. É também, e mais comumente, a cópia “da essência criadora sob veste ou forma diferente” (pg. 65 JOA), isto é, a apropriação indevida da produção de outrem mascarada por um modo distinto de escrever ou pela versão para outro idioma, entre várias possibilidades.

FORMAS DE PLÁGIO

Segundo o professor Lécio Ramos, citado por Garschagen (2006), existem, pelo menos, três tipos de plágio:

• Integral: cópia de um trabalho inteiro, sem citar a fonte.

• Parcial: ‘colagem’ resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras.

• Conceitual: utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original.

Plágio em trabalhos acadêmicos

Existem também diversos casos de plágio no mundo acadêmico, por exemplo, em faculdades, cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, onde alunos copiam trabalhos e teses de conclusão de outros, em vez de utilizar as citações bibliográficas. Além do mais, copiar trabalhos de outra pessoa, que já tenha feito, é considerado plágio, mesmo com o consentimento do autor.

Nos trabalhos acadêmicos, os alunos devem seguir as normas da ABNT, que afirmam que mesmo nos pequenos trechos que não são da autoria do executante do trabalho, o autor deve ser devidamente identificado, segundo as especificações normativas estipuladas. O ato do plágio, como consiste numa cópia da propriedade intelectual de outra pessoa, prejudica o desenvolvimento do pensamento crítico de um aluno, consequentemente retardando o seu aprendizado.

Existem vários softwares que detectam plágio, que podem ser online, ou seja, detectar plágio na internet, varrendo sites, por exemplo, e softwares pessoais, onde a pessoa pode colocar a informação que deseja obter e o software procura em diversas fontes.

vantagens do uso da Internet na Educação

De acordo com Tajra (2004, p.161), a Internet é um veículo que conduz o aluno

a buscas pelo conhecimento, a trocas e descobertas, não a fim de substituir o professor e

seus métodos, e sim para aprimorar as relações humanas, elaborar novas formas de

produção, e instigar a cultura digital, unir povos e culturas, revolucionando e

determinando uma mudança na sociedade.

Apesar de ser muito questionado pelos professores, o uso da Internet na

educação, oferece um campo muito amplo, com inúmeras oportunidades de trabalho,

possibilitando progressos significativos na área pedagógica.

A maneira que a ferramenta será trabalhada no ambiente educacional depende de

cada professor, suas técnicas, criatividade, e principalmente, a vontade de fazer da

Internet uma aliada no processo de ensino-aprendizagem.

Algumas das vantagens da Internet, de acordo com o que diz o professor Moran

(1997) é que ela permite o acesso a fontes inesgotáveis de informações servindo de

estímulo para os alunos na realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com