TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviços Ambientais Ecossistêmicos

Artigos Científicos: Serviços Ambientais Ecossistêmicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

Serviços Ambientais Ecossistêmicos

Campo Grande – MS

06 de Março de 2014

Serviços Ambientais Ecossistêmicos

Serviços ambientais (ou serviços ecossistêmicos) são os benefícios que as pessoas obtêm dos ecossistemas. Serviços ambientais são processos gerados pela própria natureza através dos ecossistemas, com a finalidade de sustentar a vida na Terra. Os serviços ambientais são responsáveis pela manutenção da biodiversidade, o que permite a geração de produtos como a madeira, fibra, peixes, remédios, sementes, combustíveis naturais, que são consumidos pelo homem.

Os ecossistemas são importantíssimos para a vida humana, pois desempenham funções como a purificação da água e do ar, amenizam os fenômenos violentos do clima, promove a decomposição do lixo, a geração de solos férteis, o controle de erosões, a reprodução da vegetação pela polinização e pela dispersão de sementes, o controle de pragas, o sequestro de carbono por meio do crescimento da vegetação, entre outros serviços ambientais.

Alguns dos muitos serviços que dão suporte a vida prestados pela natureza diariamente nos oceanos, nas florestas, nas áreas úmidas (o Pantanal mato-grossense, por exemplo), pastagens dentre outros são:

• Filtragem natural da água

• Regulação dos climas

• Ciclo de nutrientes

• Polinização

• Controle de pragas

• Regulação de doenças

• Controle de inundações

Os serviços ambientais dos ecossistemas, ou serviços ecossistêmicos, geram benefícios para a sociedade e podem ser identificados, mensurados e avaliados.

Muitos desses serviços ecossistêmicos afetam e são afetados pelas cadeias produtivas de "bens e serviços", que seriam então, mais bem definidos, como "bens e serviços ambientais". Ainda não há um consenso mundial sobre a classificação precisa de todos os bens e serviços ambientais, mas já existem listas utilizadas para sua avaliação e proposição de mecanismos tarifários de liberação comercial. A isenção de taxas de importação e exportação, de bens e serviços ambientais no comércio internacional é uma tendência.

De fato, todas as cadeias produtivas mundiais estão buscando a análise dos seus impactos nos serviços ecossistêmicos, como forma de aumentar a competitividade de suas economias, nos mercados globais.

Os serviços podem ser classificados da seguinte forma:

• Serviços de Provisão: Produtos obtidos dos ecossistemas: Alimentos, água doce, fibras, produtos químicos, madeira.

• Serviços de Regulação: Benefícios obtidos da regulação de processos ecossistêmicos: Controle do clima, polinização, controle de doenças e pragas.

• Serviços Culturais: Benefícios intangíveis obtidos dos ecossistemas: Religiosos, culturais, sociais, patrimoniais, paisagístico.

• Serviços de Suporte: Serviços necessários para a produção de todos os outros serviços ecossistêmicos: Ciclagem de nutrientes, formação do solo, produção primária.

Segundo a Embrapa

"Uma das principais questões debatidas atualmente quando se trata das relações entre os sistemas econômicos e os sistemas ecológicos ou ambientais refere-se ao processo de se associar valores econômicos aos bens e serviços ambientais. O processo de valoração econômica do meio ambiente tem-se constituído em um amplo e importante campo de pesquisas teóricas e trabalhos empíricos. Os estudos da economia do meio ambiente e dos recursos naturais baseiam-se no entendimento do meio ambiente como um bem público e dos efeitos ambientais, como externalidades geradas pelo funcionamento da economia. Assim, os valores dos bens e recursos ambientais e dos impactos ambientais, não captados na esfera de funcionamento do mercado, devido a falhas em seu funcionamento, podem ser estimados na medida em que se possa descobrir qual a disposição da sociedade e dos indivíduos a pagar pela preservação ou conservação dos recursos e serviços ambientais. De forma geral, o valor econômico dos recursos ambientais tem sido desagregado na literatura da seguinte maneira: Valor econômico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com