TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Setor Econômico

Ensaios: Setor Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

a vertente abrangente (do inglês "widener") sustenta que os estudos de segurança devem incorporar tanto as ameaças militares quanto aquelas advindas das áreas política, econômica, ambiental e societal ** (Buzan, 1991); a perspectiva crítica, associada aos trabalhos da Escola de Frankfurt, propõe que as pesquisas de segurança devam colaborar para a emancipação humana. Os teóricos críticos salientam que outros valores como a igualdade e a liberdade, além da segurança, devem ser priorizados pelos acadêmicos (Booth, 1995).

A perspectiva teórica formulada pela Escola de Copenhague pode ser caracterizada como abrangente, por sustentar que as ameaças à segurança se originam não apenas da esfera militar, mas também das esferas política, econômica, ambiental e societal. Mas, como será discutida adiante, a teoria proposta pela Escola não poderia ter sofrido um desenvolvimento efetivamente criativo se não houvesse incorporado as críticas formuladas pelos autores vinculados às demais perspectivas.

Setor Econômico

 Tarefa complexa, isso porque a insegurança é uma característica básica do sistema econômico capitalista e dos agentes que atuam nas economias de mercado.

 Daí a securitização tornar-se inteligível quando estas ameaças representarem riscos reais às atividades econômicas essências à sobrevivência física e organizacional do Estado, o que remete o debate para a seara da Economia Política Internacional (EPI);

 no setor econômico o Estado e a atual ordem econômica liberal internacional destacam-se como os principais objetos referentes;

 Atores securitizadores e funcionais: Estados e representantes de Organizações Governamentais Internacionais, firmas, corporações transnacionais, sindicatos e o próprio indivíduo (neste último caso, a segurança econômica é compreendida em termos de

ameaças às suas necessidades básicas)

o setor econômico pelas relações de comércio, produção e finanças,

No início de seus trabalhos, a Escola de Copenhague continuou a utilizar o conceito de segurança atrelado à lógica realista. Adotando a teoria desenvolvida por Barry Buzan, que postulava que os estudos de segurança deveriam incluir as ameaças derivadas dos setores econômico, político, societal e ambiental mas deveriam manter o Estado como unidade principal de análise, os trabalhos da Escola mantiveram-se, assim, atrelados ao realismo.

A percepção de que agendas e questões de segurança são construídas por agentes tornou necessária à elaboração de quadros analíticos específicos para os setores político, econômico, societal, ambiental e militar. Passou-se a defender que cada setor ou área possui lógica própria, com regras, atores, códigos, discursos e, mais importante, objetos específicos de referência no campo da segurança que, não necessariamente, incluirão o Estado. Esses objetos são os que têm a sua segurança ameaçada.

O setor militar seria dominado pelas relações de força, o setor político pelas relações de autoridade e reconhecimento externo, o setor econômico pelas relações de comércio, produção e finanças, o setor societal pelas relações entre identidades coletivas e, por fim, o setor ambiental seria caracterizado pelas relações entre as atividades humanas e a biosfera.

O Setor Econômico

No setor econômico, a existência de posições ideológicas inconciliáveis torna controversa a análise das ameaças. Acrescente-se a essa dificuldade o fato da competição ser uma característica básica da economia capitalista. O capitalismo é sistema dominado pela insegurança. O paradoxo é bem explicado por Buzan (1991): "Aqui está o pradoxo central: se os atores devem estar inseguros, o que "segurança econômica" siginifica no contexto de mercado?". Ele mesmo responde argumentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com