TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Silicatos E Não Silicatos

Pesquisas Acadêmicas: Silicatos E Não Silicatos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  4.747 Palavras (19 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 19

1- Silicatos

Albita - NaAlSi3O8 - Ocorre nos diques pegmatíticos, podendo ser encontrada em cristais e substituindo o ortoclásio mais precoce. Cristaliza-se no sistema triclínico pinacoidal, com cristais de ordinário, tabulares, algumas vezes prismáticos, alongados em direção paralela ao eixo b do cristal. Frequentemente os cristais são germinados. O mineral possui um brilho vítreo a nacarado, sendo incolor, branco ou acinzentado, com menor frequência, amarelada, esverdeada ou vermelha. A dureza é 6 e a densidade 2,62.

Almandina - Fe3Al2 (SiO4)3 - Ocorre especialmente nos mica-xistos. Cristaliza-se no sistema isométrico hexaoctaédrico. As formas mais comuns são a dodecaédrica e trapezoédrica, muitas vezes em combinação de ambas. Ocorre geralmente sob a forma de grãos arredondados nas areias dos rios e dos mangues. A almandina preciosa é transparente, com um colorido vermelho intenso, e a comum é translúcida, com um colorido vermelho-acastanhado. O mineral tem um brilho vítreo a resinoso, o traço é branco, a dureza varia de 6,5 a 7,5 e a densidade é 4,25.

Andradita - Ca3Fe2 (SiO4)3 - Ocorre principalmente em certas rochas ígneas. As formas mais comuns são a dodecaédrica e trapezoédrica, muitas vezes em combinação de ambas. Ocorre geralmente sob a forma de grãos arredondados nas areias dos rios e dos mangues. O mineral tem um brilho vítreo a resinoso e a cor varia em matizes do amarelo, verde, pardo ou preto. O traço é branco, a dureza varia de 6,5 a 7,5 e a densidade é 3,75.

Anortita - CaAl2Si2O8 - É encontrada nas rochas ricas em minerais escuros: nas drusas dos blocos de lavas e nos calcários granulares dos depósitos metamórficos de contato. Cristaliza-se no sistema triclínico pinacoidal, com cristais de ordinário, tabulares, algumas vezes prismáticos, alongados em direção paralela ao eixo c do cristal. Frequentemente os cristais são germinados. O mineral possui um brilho vítreo a nacarado, sendo incolor, branco ou acinzentado, com menor frequência, amarelada, esverdeada ou vermelha. A dureza é 6 e a densidade 2,76.

Antofilita - (Mg, Fe)7 (Si8O22) (OH)2 - Ocorre nos xistos cristalinos, cristalizando-se no sistema ortorrômbico, em cristais normalmente lamelares ou fibrosos, raramente nítidos. O mineral é translúcido, de cor acinzentada ou variando em matizes do verde ao castanho, e apresenta um brilho vítreo. A clivagem é perfeita, dureza entre 5,5 e 6 e densidade 2,85 a 3,2. Ao fundir-se produz um esmalte negro, magnético.

Augita - (Ca, Na) (Mg, Fe''', Fe''', Al) (Si, Al)2 O6 - Ocorre principalmente nas rochas ígneas de coloração escura, especialmente naquelas provindas de magmas ricos em ferro, cálcio e magnésio. Cristaliza-se no sistema monocínico, prismático. Os cristais são geralmente lamelares e granulares, com grânulos oscilando entre grossos e finos, sendo comum a germinação. O mineral é translúcido, possui brilho vítreo e transmite luz apenas nas bordas finas. A cor varia de verde a preto. A clivagem pode ser boa, frequentemente interrompida. A dureza varia de 5 a 6 e a densidade 3,2 a 3,4.

Biotita - K (Mg, Fe)3 (AlSi3O10) (OH)2 - Ocorre nas rochas ígneas, especialmente naquelas em que o feldspato é predominante, tais como granito e o sienito. Ocorre também em belos cristais em blocos incluídos nas lavas do Vesúvio. Cristaliza-se no sistema monoclínico, em cristais tabulares ou prismáticos curtos, com planos basais nítidos. O mineral possui um brilho reluzente e a cor usualmente verde-escuro, podendo variar de castanho a preto, e mais raramente, amarelo-claro. Tem uma clivagem micácea perfeita, dureza entre 2,5 e 3 e densidade 2,8 a 3,2. A estrutura da biotita é constituída de folhas de mica interestratificadas com moléculas de água.

Clorita - Mg3 (Si4O10) (OH)2 . Mg3 (OH)6 - Resulta da alteração de silicatos que contêm alumínio, ferro II e magnésio, tais como os piroxênios, os anfibólios, a biotita, a granada e o idocrásio. Será encontrada onde as rochas, contendo esses minerais, sofreram alteração metamórfica. Cristaliza-se no sistema monoclínico, em cristais tabulares pseudo-hexagonais com planos basais bem desenvolvidos, semelhante aos cristais do grupo das micas. Mas cristais nítidos são raros. O mineral é transparente ou translúcido e possui um brilho vítreo a nacarado e a cor verde de várias matizes. Tem uma clivagem perfeita, com lâminas flexíveis mas inelásticas, dureza de 2 a 2,5 e densidade de 2,6 a 2,9.

Diopsídio - CaMg (Si2O6) - É encontrado como mineral metamórfico de contato nos calcários cristalinos, estando associado com a tremolita, escapolita, idocrásio, granada e titanita. Cristaliza-se no sistema monoclínico, prismático e os cristais mostram seção transversal com oito lados ou quadrado. Também maciços, lamelares, colunares ou granulares, frequentemente germinados polissinteticamente. O mineral é transparente a translúcido e possui um brilho vítreo. A cor varia de branco a verde claro e escurece com o aumento da quantidade de ferro. A clivagem é prismática imperfeita, a dureza varia de 5 a 6 e a densidade 3,2 a 3,6.

Enstatita - Mg2 (Si2O6) - É comum nos piroxenitos peridotitos, gabros, noritos e basaltos. Cristaliza-se no sistema ortorrômbico, bipiramidal, usualmente em cristais fibrosos, maciços ou lamelares. O mineral é translúcido e possui um brilho vítreo a nacarado ou submetálico e a cor varia de cinzento, pardo, amarelo ou branco esverdeado ao verde de oliva. A clivagem é boa, a dureza 5,5 e a densidade varia de 3,2 a 3,5.

Esfênio ou Titanita - CaTiO (SiO4) - Ocorre nos granitos, granodioritos, dioritos, gnaisse, clorita xisto, calcário cristalino, sienitos e nefelina-sienitos. Cristaliza-se no sistema monoclínico, em cristais variados, muitas vezes com plano basal nítido, inclinado acentuadamente em combinação com um prisma vertical curto e um prisma de quarta ordem. Produz um cristal delgado, configurado em cunha, usualmente bem cristalizado ou lamelar. O mineral é transparente a translúcido e possui um brilho resinoso adamantino. A cor varia de cinza, castanho, amarelo, verde e preto. A dureza varia de 5 a 5,5 e a densidade de 3,4 a 3,55.

Espessartita - Mn3Al2 (SiO4)3 - Ocorre na rocha ígnea, riólito. Cristaliza-se no sistema isométrico hexaoctaédrico. As formas mais comuns são a dodecaédrica e trapezoédrica, muitas vezes em combinação de ambas. Ocorre geralmente sob a forma de grãos arredondados nas areias dos rios e dos mangues. O mineral tem um brilho vítreo a resinoso e a cor varia do castanho ao vermelho. O traço é branco, a dureza varia de 6,5 a 7,5 e a densidade é 4,18.

Estaurolita -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com