TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindicalismo

Artigo: Sindicalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 10

Sindicalismo

O Sindicalismo teve origem na Inglaterra industrial, quando a partir do século XVIII, apareceram várias associações operárias com o intuito de defender os trabalhadores perante ao avanço tecnológico e as seguidas horas de trabalho escravo, ocasionado pela revolução industrial. O Sindicalismo surgiu paralelamente ao capitalismo, e logo em seguida se espalhou pelo mundo. O principal objetivo do sindicalismo é a melhora das condições de vida da classe operária. Porém, o papel dos sindicalistas se difere do dos operários, já que eles não trabalham nas fábricas e nem são ameaçados pelo desemprego. Eles são como um advogado, pois estão ali para defender os interesses dos trabalhadores. Essa condição de mediadores fez com que eles conhecessem os dois lados da moeda, o lado capitalista e o lado operário. (O capitalismo é uma doutrina que tem como finalidade o acúmulo de capital através do trabalho assalariado. Sistema social em que o capital está em mãos de empresas privadas ou indivíduos que contratam mão-de-obra em troca de salário)

O sindicalismo no Brasil

No Brasil o sindicalismo surgiu no final do século XIX, Após a economia ter se diversificado, e atraído assim imigrantes vindos da Europa, os quais, ao chegar aqui se depararam com as as devidas insatisfações nas condições de trabalho encontradas no Brasil naquela época, e com isso os operários começaram a se unir pra defender seus direitos, assim formando os primeiros sindicatos no país, trazendo pra cá suas experiências de trabalho assalariado e de um leque de direitos trabalhistas conquistados no mundo desenvolvido, o que aparentemente não se encontrava no Brasil.

No final da década de 70 e no decorrer da década seguinte, o sindicalismo viveu seu auge, pois o Brasil estava num momento importante: saindo do regime militar para o democrático.

O sindicalismo foi denominado como “novo sindicalismo” , este por sua vez ao invés de apenas prestar assistência, tinha como característica principal reivindicar os direitos trabalhistas.

Com a chegada da década de 90 vieram muitas mudanças (políticas, sociais, econômicas e até mesmo tecnológicas) todas estas mudanças, também incluindo os avanços da Globalização, levaram o sindicato a enfrentar uma crise, pois estava ficando difícil lidar com todas as inovações.

Como consequência houve uma redução das greves e uma queda da taxa de sindicalização.

O sindicalismo nos dias atuais

Atualmente, o sindicalismo brasileiro passa por um momento de renovação por conta das novas demandas, como o número de empregos, as vagas fornecidas, e os avanços tecnológicos apresentados nas empresas e fabricas dos dias atuais, isso ocasiona uma luta cada vez maior por melhores condições de trabalho para tentar proporcionar ao trabalhador uma vida mais digna.

Democracia cristã, tal como o nome indica, é um pensamento, ideologia e movimento político que defende uma democracia baseada nos ensinamentos e princípios cristãos, tais como a liberdade, a solidariedade e a justiça. Ela é democrática na medida em que desde a sua origem, aderiu sinceramente aos ideais da democracia pluralista do tipo ocidental. E é cristã porque representa uma tentativa permanente de defesa e aplicação dos princípios e valores cristãos na vida política nacional e internacional. Tal como os outros grandes movimentos políticos, as prioridades e políticas postos em prática pelos partidos democratas cristãos podem variar consideravelmente em diferentes países e em diferentes tempos.

Há quem enquadre a Democracia Cristã, no plano económico e social, exclusivamente à Doutrina social da Igreja Católica. Este enquadramento é incorrecto e não corresponde à realidade porque, como por exemplo, muitos partidos democratas cristãos são constituídos por ramos católicos e protestantes que coexistem harmoniosamente. Existem inclusivamente alguns partidos que têm como matriz as Igrejas protestantes (como por exemplo a CDU da Alemanha que tem como matriz a Igreja Luterana).

A Igreja Católica, apesar de ser a principal fonte deste pensamento político, não impõe qualquer filiação partidária específica aos seus fiéis, optando por se auto-excluir das lutas políticas ao poder. Ela, devido à sua missão evangelizadora e à sua natureza essencialmente religiosa, opta por um papel social interventino, preferindo combater as injustiças e moralizar as pessoas, incluindo os políticos.

Os partidos democratas cristãos agrupam-se na Internacional Democrata Cristã (IDC), também chamada de Internacional Democrata Centrista (IDC), a segunda maior organização política internacional. A IDC é subdividido em vários grupos políticos regionais. Os partidos democratas cristãos da Europa também agrupam-se no "Partido Popular Europeu", o grupo regional europeu da IDC, e é o maior grupo político no Parlamento Europeu. Os partidos democratas cristãos da América também agrupam-se na "Organização Democrata Cristã da América", também um grupo regional da IDC.

Anarco sindicalismo

O anarco-sindicalismo nada mais é do que do que um movimento social, na qual os manifestantes acreditam em mudar a sociedade democraticamente, sendo dirigida pelos trabalhadores.

Sua forma de organização é baseada no sindicalismo e também possui perspectivas anarquistas.

Seus principais objetivos são:

 A solidariedade operaria

 A ação direta

 A autogestão

História

A união da corrente ideológica anarquista com o sindicalismo não se deu desde o princípio e nem de forma harmoniosa e regular. O primeiro contato foi feito com a entrada de Bakunin e seus adeptos na AIT. Tal inserção foi contestada por alguns anarquistas, como Errico Malatesta, que acreditavam que os sindicatos não eram locais propícios para a prática revolucionária uma vez que serviam a interesses meramente econômicos e, portanto, até mesmo retrógrados em relação a uma possível revolução que deveria estar focada na abolição do Estado e de toda exploração dos homens uns sobre os outros, assim com a autogestão da produção.

No entanto, a difusão do pensamento anarquista nas organizações sindicais ganhou significativa força em países como França, Itália e Espanha.

início do século XX,no brasil, com chegada dos imigrantes europeus, o crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com