TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Avaliação Da Educação Brasileira

Casos: Sistema De Avaliação Da Educação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema de Avaliação da Educação Brasileira

O Brasil começou no final dos anos 80 a utilizar o SAEBE como método de avaliação da educação brasileira. De lá pra cá, com o intuito de obter maiores informações sobre as escolas brasileiras outros métodos como a Provinha Brasil, Prova Brasil, entre outros, foram sendo incorparados para diagnosticar o que os estudantes estão aprendendo, como as escolas estão estruturadas e o que precisa ser feito para torná-las melhor.

Um desses métodos foi a Provinha Brasil, criada para avaliar a alfabetização dos alunos do segundo ano do ensino fundamental. A intenção é proporcionar condições a professores e gestores para melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento. Como ela pode ser aplicada pelo próprio professor e a correção feita pelo mesmo, e os resultados não são analizados pelo MEC e sim pela própria escola, esse metódo pode ser falho no que se propõe se efetivamente os resultados não forem bem analizados e utilizados.

A Prova Brasil e o SAEB são importantes instrumentos de avaliação aplicados no quinto e nono ano do ensino fundamental, e na terceira série do ensino médio. Diferentemente da Provinha Brasil, ela é muito mais ampla nos seus objetivos, pois visa aumentar a quantidade de informações para sua avaliação diagnóstica. Além dos alunos, os professores, gestores e escolas também são avaliados o que torna o processo mais abrangente. Esses métodos são de importante relevância pois os seus resultados são divulgados, analizados e ulizados com a intenção de propor políticas em âmbito nacional para melhorar a educação Básica como um todo.

O ENEM foi criado inicialmente para avaliar a qualidade da educação no ensino médio no Brasil, posteriormente passou a ser utilizado também como processo de seleção para o ingresso nas niversidades públicas e também nas particulares. Mesmo com a divulgação e a utilização dos resultados pelo governo com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino médio ainda alguns ajustes precisam serem feitos para que o processo seja realizado com mais clareza, principalmente no que se refere ao item correção.

O Enade é o exame realizado com estudantes que estão ingressando e concluindo o curso de graduação, é de caratér obrigatório, e tem como objetivo avaliar os conteúdos programáticos ministrados nos cusos. Serve como base para melhoria da qualidade da educação superior. Esse método de avalição é um tanto questionado porque ele depende muito dos alunos , que podem ou não colaborar com o processo, fazendo assim com que os resultados não sejam exatamente o reflexo da realidade.

De um modo geral, os sistemas que avaliação utilizados no Brasil para avaliar a qualidade da educação são bons, e desde seu início até o presente momento o governo e os demais orgãos responsáveis pela sua realização tem procurado aprimorar-los para que os seus resultados sejam cada vez mais esclarecedores possíveis para que as políticas públicas possam atingir de fato o seu objetivo principal que é uma educação de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com