TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Flexíveis De Manufatura

Artigo: Sistemas Flexíveis De Manufatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 5

1. Quais as ferramentas de linguagem gráficas utilizadas na apresentação do tema?

R: A linguagem gráfica serve para simplificar a observação de alguns dados numéricos e facilitar a sua compreensão. É utilizado para demonstrar evoluções e fazer comparações entre situações em determinados períodos. Neste artigo, com o objetivo de facilitar a compreensão e demostrar a grande diferença do grau de incerteza em um ciclo adequado de desenvolvimento de produto, os autores utilizaram um gráfico de linha onde pode-se ver a queda do grau de incerteza no decorrer do projeto. Outra linguagem gráfica mostra figuras que representam a divisão de responsabilidades e as áreas de apoio, onde o centro é a parte ou tarefa mais importante. Contamos também com a ilustração do Ciclo PDCA que é o ciclo de desenvolvimento contínuo de novos produtos que demonstra seu passo a passo e suas atividades, visando a melhoria contínua dos produtos a serem lançados.

2. Como os autores veem a interdisciplinaridade no desenvolvimento de novos projetos?

R: Eles veem essa interdisciplinaridade, ou seja, a perfeita integração entre todos os setores envolvidos no processo de desenvolvimento do produto, de forma essencial para o sucesso do projeto, pois, acreditam que além de minimizar os riscos de fracasso e os custos com possíveis correções em fases mais avançadas do projeto, utilizando os conhecimentos de profissionais com visões de dentro e de fora da empresa diferentes, essa integração pode acelerar o processo e o lançamento do produto fazendo com que o seu desenvolvedor saia na frente no mercado para obter maiores lucros.

3. Como o grau de incerteza é abordado neste artigo e qual a sua relação com novo produto?

R: No primeiro momento os autores relacionam o auto grau de incerteza com o amadorismo das empresas no quesito “processo de desenvolvimento de novos produtos”, pois, empresas inexperientes que se arriscam, muitas vezes não possuem os recursos ou conhecimentos necessários, fazendo com que grande parte de seus projetos fracasse. No desenvolvimento de novos produtos o maior grau de incerteza, ou seja, onde existem mais dúvidas nas decisões a serem tomadas e maiores dúvidas de que o projeto poderá dar certo, é no estágio inicial que é o desenvolvimento do conceito do produto, mas, é neste momento que as escolhas certas e as soluções para os problemas devem ser encontrados, pois, uma correção neste momento é mais barata do que uma alteração em estágio de produção e introdução do produto no mercado, isso fará toda a diferença na margem de lucro final do produto. Quanto mais problemas forem encontrados e resolvidos na fase inicial, menor será a incerteza no decorrer do processo e menores serão os gastos com correções e ajustes, assim como o tempo de lançamento do produto poderá ser reduzido pela metade.

4. A inovação é um fator relevante no desenvolvimento de novos produtos? Qual o parágrafo onde podemos observar isso?

R: Sim, a inovação é essencial no desenvolvimento de novos produtos, pois com ela, o produto se diferencia das atuais opções de mercado e isso atrai mais consumidores. O parágrafo é:

“Por outro lado, a gestão da inovação se faz importante pois os consumidores têm aumentado suas expectativas quanto a novidades em produtos e diminuído sua fidelidade às marcas, tornando os mercados muito mais competitivos e encurtando o ciclo de vida dos produtos lançados, o que tem obrigado as empresas a trabalhar com uma maior agilidade e eficiência no lançamento de novos produtos, pressionando para que haja uma diminuição no seu tempo de desenvolvimento. ”

5. Como aplicamos uma ferramenta de desenvolvimento de projeto nesta citação? Quais as etapas ilustram essa ferramenta?

R: Com o dinamismo do mercado atual e a necessidade de introdução e melhoria constante de produtos em tempo recorde, uma ótima ferramenta a ser utilizada para atender a necessidade do novo perfil de consumidor dos últimos anos é o Ciclo PDCA, pois, ele visa o contínuo aperfeiçoamento das técnicas de produção (tipo de material, máquinas, etc.) e dos projetos de produtos.

Suas etapas são:

Desenvolvimento – Onde é feito todo o projeto, definição do marketing, avaliação de mercado e até mesmo o protótipo do produto;

Análise – Onde é feita a análise do negócio e o estudo de viabilidade econômica, técnica e operacional e recebe-se a aprovação para andamento do projeto;

Projeto – Onde ideias são geradas e selecionadas e os objetivos e estratégias são formulados para os novos produtos;

Lançamento – Onde é feita a primeira avaliação após o lançamento para em seguida lançar o produto em regime normal.

Enquanto produtos são lançados, novos projetos já estão em fase de desenvolvimento.

6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com