TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Skoob

Seminário: Skoob. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Seminário  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 10

Skoob

Skoob é uma rede social colaborativa brasileira para leitores, lançada em janeiro de 2009 pelo desenvolvedor Lindenberg Moreira. Sem publicidade, o site cresceu orgânicamente e se tornou um ponto de encontro para leitores e novos escritores. A plataforma possibilita que seus integrantes troquem sugestões de leitura e organizem reuniões em livrarias, há também a possibilidade de participar em diferentes comunidades, com fórum específicos dentro de cada uma delas. Atualmente permite interatividade com outras redes sociais, como o Twitter e o Facebook, bem como com lojas de comércio eletrônico, por exemplo: Saraiva, Americanas.com e Submarino.

A origem de seu nome vem da palavra inglesa “books”, que ao contrário é Skoob. É possível que o usuário liste o que você está lendo, o que já leu, o que se pretende ler, o que se está relendo e quais leituras foram as leituras abandonadas, e assim formar sua própria estante virtual. Títulos ainda ausentes no banco de dados podem ser adicionados pelos próprios usuários que também podem compartilhar suas opiniões sobre as obras através de avaliações e resenhas. O Skoob já possui mais de 850.000 usuários. Possui também a funcionalidade denominada "PLUS" onde os usuários podem disponibilizar seus livros para troca com outros usuários da rede social.

O Nicho

Como bases referenciadoras do nicho, podemos citar tais:

Base Geográfica:

O Skoob possui segmentação geográfica de abrangência apenas nacional: atende os leitores apenas brasileiros, como forma de ampliar a expertise nos livros nacionais e criar uma linguagem única de debate na rede; além da maior gama de livros no idioma português.

Base Psicográfica:

Como base de segmentação demográfica, temos que o público-alvo do Skoob são pertencentes à uma elite cultural diferenciada, apreciadora de livros e que



praticam a leitura de forma regular. Logo, a segmentação são para usuários de internet e redes sociais que possuem instrução e repertório para cultivarem gosto por livros e leitura. Busca direcionar a rede para o público de perfil integrado (alto grau de maturidade psicológica, combinam vontade de crescimento interno e externo)

Base Demográfica:

O Skoob não se diferencia pela faixa de renda, etnia ou estrutura familiar de nenhuma forma para segmentar seus usuários

Base Comportamental:

A rede social skoob faz uma segmentação por critério comportamental baseado na busca por benefício por parte do usuário. No caso, os principais benefícios observados podem ser, desde uma rede focada para livros, sem interferência de outros assuntos, ou incluir-se no grupo daqueles que gostam de literatura, ou desse ou aquele livro em especial.

Posicionamento adotado pela marca

A marca “skoob” adota posicionamento de seguidora, mesmo sendo uma ocupante de nicho: a rede social segue modelo das redes semelhantes e pioneiras. Além disso, a forma de negócio da rede é por meio de venda de espaço publicitário (anúncios) – atuando, assim, como veículo.

Como declaração de posicionamento, a marca possui a seguinte:

“Para o leitores brasileiros, homens e mulheres de 13 a 60 anos que acessam a internet, o Skoob é uma rede social colaborativa feita para compartilhar experiências literárias, porque é interativo e gira em torno de livros e obras da literatura mundial.”

Previsões do ambiente competitivo para os próximos anos

Segundo uma pesquisa realizada pela Pew Internet, 85% dos entrevistados concordaram com a frase: “In 2020, when I look at the big picture and consider my personal friendships, marriage and other relationships, I see that the



Internet has mostly been a positive force on my social world. And this will only grow more true in the future”.

Esta frase consegue mostrar de maneira ampla, como as redes sociais e a internet fazem parte do dia a dia do cidadão em um mundo globalizado, em que as pessoas não se limitam mais as barreiras físicas e expandem seus contatos para o mundo atraves das redes sociais, aumentando assim o seu alcance social, criando comunidades globais.

Para se ter uma idéia do crescimento das redes sociais, atualmente 11% de toda a população mundial possui conta no Facebook, só no Brasil já são 30,9 milhões de usuários únicos. Já o Twitter, por sua vez, tem mais de 225 milhões de membros, que enviam 150 milhões de tweets por dia.

Quanto ao futuro das redes sociais, varias hipóteses são lançadas uma vez ao imenso dinamismo de operações que podem ser realizadas a partir das mesmas, assim já é possível ver algumas apostas que começam a serem realizadas como “possíveis potenciais de sucesso no futuro”, como: Social Commerce

Segundo a consultoria e.Life, especializada no monitoramento e análises de informações de rede sociais mapeou algumas tendências para as redes sociais para o ano de 2013, entre elas:

- Pequenas e médias empresas vão investir cada vez mais em redes sociais: De acordo com o estudo realizado, cerca de 65% das médias empresas gostariam de melhorar o seu contato com o cliente através das redes sociais, assim nos próximos anos o numero de empresas nas redes sociais deverá sofrer um aumento.

– Métricas dão lugar aos Key Performance Indicators (KPIs): O grande desafio para o ano de 2013 para as empresas será o de associar métricas

conseguidas nas redes sociais como: Numero de Likes, compartilhamentos e Retweets às KPIs, juntando essas informações e convertendo-as em ações concretas de planos de negócio.

- Big Data: Segundo a consultoria, conseguir avaliar o volume de dados que circula nas redes sociais, para conseguir retirar de lá novas idéias de negócios, será um desafio para as marcas.

- Segunda tela e curadoria social- De acordo com o estudo realizado, as campanhas publicitárias que continham Hashtags e incentivavam os consumidores a se relacionar com a marca tiveram um índice de engajamento muito maior do que os que não tinham assim o uso destas ferramentas para promover o engajamento serão cada vez maior.

- Ascensão do mobile: O numero de pessoas com acesso a smartphones deverá crescer no ano de 2013,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com