TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: AS OPINIÕES DE USUÁRIAS DO SITE SKOOB ACERCA

Por:   •  11/7/2017  •  Seminário  •  3.531 Palavras (15 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 15

1

A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: AS OPINIÕES DE USUÁRIAS DO SITE SKOOB ACERCA DO LIVRO “O PEQUENO PRÍNCIPE” DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

Ludimila Borges da Silva Mohamad1

RESUMO

Ao ler na capa de um livro a frase “Para entender o verdadeiro sentido da vida”, a leitura parece ser reveladora, mas o que as leitoras do site Skoob pensam e escrevem sobre a obra “O pequeno príncipe”? Um livro de leitura rápida, acessível e agradável, levando em consideração que a leitura feita enquanto adulto é recepcionada de forma diferente da feita na infância. Sendo assim esta pesquisa será pautada na Teoria da Estética da Recepção, que defende a formação de leitores capazes de perceber e expressar o que sentiu, com habilidade de reconhecer a intangibilidade presentes em sua leitura.

 

Palavras Chave: Teoria da Recepção. O pequeno príncipe. Análise de opiniões. Skoob

[pic 1]

  1. Pós-graduanda pelo Programa de Pós-graduação Lato Sensu (PPG-LS) da Universidade Estadual de Goiás, Campus Porangatu/UEG
  1. Doutor em Sociologia e Docente da Universidade Estadual de Goiás

2

INTRODUÇÃO

A princípio é somente a história de um piloto que após uma pane em seu avião, cai no deserto e ali encontra uma criança que diz vir de um pequenino planeta. Fazem amizade e em suas conversas repensam os valores e a existência humana. Ora uma história encantada e sensível, ora enternecedora e infeliz, o livro “O pequeno príncipe” de início vista como história infantil, mas comovente a muitos adultos que lembram-se de suas leituras enquanto crianças. Mas o qual a opinião das leitoras do site Skoob sobre a obra, um livro de leitura rápida, acessível e agradável, levando em consideração que a leitura feita enquanto adulto é recepcionada de forma diferente da feita na infância. Sendo assim esta pesquisa será pautada na Teoria da Estética da Recepção, que defende a formação de leitores capazes de perceber e expressar o que sentiu, com habilidade de reconhecer a intangibilidade presentes em sua leitura.

        A Estética da Recepção toma como objeto de estudo o entendimento do leitor, pois é ele quem assegura a historicidade das obras literárias, pois para Jauss uma obra só se consagra em acontecimento literário para o seu leitor, sendo assim, e nessa relação dialógica que o leitor passa a ser responsável pela vitalidade e continuidade do processo literário. Mas essa relação percorre diferentes etapas, já que as leituras variam a cada período e o leitor relaciona-se com a obra baseado também em sua bagagem cultural e suas vivencias, essas experiências afetam diretamente na recepção de uma criação literária. O leitor não é imune à obra que lê, assim como a obra não fica isenta da interferência do receptor, pois é a partir dele que a literatura circulará na sociedade, a recepção desta obra estará ligada ao universo para o qual ela se apresenta. O que torna uma obra marcante ou não é os limites que ela parametriza para tocar em assuntos que a identifique com os meios aos quais o leitor vivencia.     

      A obra “O pequeno príncipe” escrita pelo francês Antoine de Saint-Exupéry foi criada a mais de setenta anos, mas o contato com uma obra denominada a maior, no que se refere ao tema existencialismo e a mais traduzida da história, perdendo apenas para o Alcorão e a Bíblia, nos leva a pensar em como o leitor tem recebido a mensagem deste livro. Assim, a opinião de alguns leitores, usuários do Skoob, a cerca deste livro será o nosso objeto de pesquisa.  Este site é uma rede social brasileira que funciona por conta da ação colaborativa de seus leitores, foi lançada no ano de 2009 por Lindenberg Moreira e hoje é descrita como um lugar onde se encontra leitores e novos escritores, que trocam experiências de leituras e organizam encontros. Os skoobers podem acessar o site através de outras redes sociais, como Facebook e Twiter, através do cadastro do usuário e possível verificar quais livros está lendo, já leu ou pretende ler, assim se forma uma espécie de estante virtual, ele também pode postar suas opiniões acerca de determinado livro.

DESENVOLVIMENTO

É fato que o avanço das tecnologias modificou e muito nosso contato com o conhecimento, há algum tempo para termos acesso a um livro tínhamos que ir a biblioteca local, fazer pesquisas em enciclopédias gigantes e pesadas, o acesso era demorado e difícil, ler um livro ou comprar um era tido como categoria de luxo, mas hoje as coisas mudaram, é possível acessar assuntos dos mais diversos, a partir de redes e comunidades virtuais, que transformaram as formas de conexão às informações, até mesmo as ligadas a livros e leituras. Hoje é possível ter contato com livros e fazer leituras virtuais e uma comunidade que trata e exemplifica muito bem essas mudanças e a relação leitor/obra/opinião é o site Skoob, que surgiu no Brasil no ano de 2009 com intuito de compartilhar opiniões e reflexões feitas a partir da leitura de um dado livro, sendo assim o mesmo permite que seus usuários troquem impressões e informações contribuindo assim para escolha do livro a ser lido por outros usuários. É considerado a maior rede social para leitores do Brasil e foi criado para quem ama leitura e pra quem não ama tanto, pois funciona como uma estante virtual, onde os livros que o usuário já leu e os que pretende ler ficam de forma organizada, assim as leitura pode acontecer de forma dinâmica e prazerosa. O site não cobra nada para ser acessado, basta fazer um cadastro e participar, funciona como um perfil nas redes sociais e após o cadastro o usuário é chamado de skoober, podendo adicionar e convidar outros skkobers, montar sua estante de livros virtuais, marcar e classificar livros através de uma escala de estrelas, participar de grupos de leituras, seguir autores e editoras e escrever suas opiniões (no site a opinião do usuário é chamada de resenha) sobre o que leu.

Baseados neste ideal, abordaremos a Teoria da Recepção e do Efeito levando em consideração o princípio de que a leitura acontece através da interação entre texto e leitor, pois esta teoria defende que cada obra leva consigo o que não está manifestamente declarado e que cada leitor deixa sua opinião sobre ela. Sendo assim, a leitura é algo particular e cada leitor gera um significado sobre sua mensagem, e o Skoob permite que haja uma mediação dessa impressão e que ela interfira no processo de recepção da obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com