TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SlackLine

Por:   •  6/2/2017  •  Artigo  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

SLACKLINE NA ESCOLA

  1. O Slackline

O Slackline é um esporte praticado sobre uma fita estreita e flexível de poliéster  tensionada em dois pontos fixos, na qual são realizados movimentos estáticos e dinâmicos cujo objetivo é se manter equilibrado sobre a mesma.

Teve sua origem nos meados dos anos oitenta, na Califórnia, com os escaladores que passaram a esticar suas fitas e se equilibrar como forma de passar o tempo. Com o passar dos anos, a brincadeira se tornou um esporte e vem obtendo grande aceitação em suas diversas modalidades.

No Brasil, a modalidade mais praticada é o Trickline (em inglês, trick “manobra” e line “fita”, ou seja, “manobras na fita”), onde os atletas ou “slackers” realizam manobras sobre a mesma. Esta modalidade vem obtendo grande visibilidade nos últimos anos, estando presente em grandes espetáculos por mostrar saltos e giros que prendem a atenção dos espectadores e despertam o interesse no esporte.

Por ser uma atividade corporal contemporânea, é possível trazê-la também para dentro das escolas e a Federação Gaúcha de Slackline tem feito isso com absoluto sucesso. Os alunos se sentem motivados ao praticar algo novo, desafiador e inesperado, dentro dos muros de uma escola. A prática do Slackline proporciona diversos benefícios para a saúde, além de ser uma atividade desafiadora. Dentre os benefícios do Slackline citamos a melhoria do equilíbrio¹ e da concentração², estímulo das capacidades cognitivas³, melhoria da estabilidade postural4,  proteção contra lesões articulares,

Os Benefícios

  • Exercita o equilíbrio estático e dinâmico.
  • Desenvolve a consciência corporal.
  • Melhora a concentração.
  • Diminuição dos níveis de estresse.
  • Melhora a estabilidade postural e da coluna.
  • Favorece o aumento de força muscular de membros inferiores, devido à posição de semi flexão.
  • Trabalha a coordenação motora fina.
  • Reforço nas articulações do quadril, joelho e tornozelo.
  • Excelente ferramenta para treinamento de outros esportes que exigem equilíbrio.
  • Traz consigo conceitos essenciais para a vida como: amizade, solidariedade, consciência ecológica, esporte como fator agregador, superação, entre muitos outros.

  1. A Federação Gaúcha de Slackline (FGS)

A Federação Gaúcha de Slackline (FGS) é a primeira federação do Brasil e nasceu com o intuito de fomentar o Slackline no território gaúcho, nacional e internacional,  trazendo consigo uma forma democrática de pensar e agir. Tem como premissa proporcionar estrutura e condições para atletas e iniciantes no esporte, além de criar maiores oportunidades para aqueles que ainda não o conhecem. Tem como valor intrínseco a união e respeito entre pessoas e a natureza, integração, educação, diversão, amizade e integridade.

  1. Serviços Prestados
  • Intervenções em eventos ou intervalos prolongados: Essas ações são realizadas em eventos da escola (festas, gincanas, feiras do livro, olimpíadas) ou em intervalos estendidos. Consiste na instalação de fitas de Slackline no pátio da escola ou em local pré-determinado, onde os alunos tem a oportunidade de conhecer o esporte e de dar seus primeiros passos sobre a fita.

Muitas escolas já foram beneficiadas com essa atividade, sempre com níveis excelentes de aceitação e receptividade por parte dos alunos, professores e pais.

  • Slackline como atividade extracurricular: Com o grande sucesso de nossas intervenções junto aos alunos, agora também é possível acrescentar as aulas de Slackline como atividade extracurricular. Nesses casos também temos obtido grande aceitação, formando turmas de jovens saudáveis, descontraídos, conscientes, equilibrados e de bem com a vida.

  • Montagem de estruturas para a prática de Slackline: Caso sua escola não possua locais para a fixação da ancoragem, nossa equipe técnica especializada, poderá instalar ancoragens e montar a estrutura necessária.

                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com