TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SLACKLINE COMO CONTEÚDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  20/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.409 Palavras (14 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 14

O SLACKLINE COMO CONTEÚDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Cleber Correia da Silva Junior 1

Cláudio Olívio Vilela Lima 2

RESUMO

Por meio de métodos pedagógicos de ensino-aprendizagem, este seguinte trabalho relata que através de aulas motivacionais nas escolas, o slackline pode ser utilizado como um esporte de aventura inovador nas aulas de Educação Física. Este estudo teve por objetivo usar o slackline como uma ferramenta sócia educativa motivacional as aulas de Educação Física Escolar do Ensino Fundamental. Através de uma pesquisa Survey com abordagem quantitativa, esse estudo teve por objetivo avaliar 30 alunos de ambos os sexos de uma Escola Estadual do município de Belo Horizonte, por meio de um questionário com quatro perguntas relacionadas a oitos aulas desenvolvidas na escola. Os resultados mostraram que o IPA (Índice de positividade) foi de 100% de aproveitamento diante o questionário dos alunos. A discussão surgiu através da satisfação dos alunos a realizarem as aulas. Conclui-se que a pratica do slackline no ambiente escola, pode-se utilizada como uma ferramenta inovadora motivacional, com objetivo na evolução, interação, participação e aprendizado dos alunos as aulas, visando também à qualidade de vida.

Palavras-chave: Educação Física Escolar; Esporte de Aventura; Motivação; Slackline.

ABSTRACT

Through pedagogical teaching-learning methods, this paper reports that following through motivational lectures in schools, the slackline can be used as a sports innovative adventure in physical education classes. This study aimed to use the slackline as a motivational tool educational partner the School Physical Education classes of elementary school. Through a Survey research with a quantitative approach, this study aimed to evaluate 30 students of both sexes from a state school in the city of Belo Horizonte, through a questionnaire with four questions related to eight classes developed at school. The results showed that the IPA (positivity index) was 100% success on the questionnaire of the students. The discussion came about through the satisfaction of students to conduct classes. We conclude that the practice of slackline in the school environment, it can be used as a motivational innovative tool, aiming at evolution, participation, interest and student learning classes, also aimed at quality of life.

Keywords: School Physical Education; Adventure sports; Motivation; Slackline.

  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos a Educação Física Escolar assumiu em suas atividades a posse de atividades de aventuras, juntamente ao processo de ensino-aprendizagem através das posturas corporais. Sendo que muitos professores de Educação Física apresentam a proporção da motivação na criação das atividades de aventura, transformando aulas repetitivas e monótonas em locais adequados de contato de interação entre os alunos, possibilitando o desenvolvimento do conhecimento (Poli, et al., 2012).

Os professores de Educação Física devem adaptar a pratica dos esportes de aventura de acordo com sua realidade escolar, criando novas ideias ou estratégias, onde o aluno entenda a formação desse conceito para que haja compreensão então a sua pratica posterior. É de suma importância que esse conteúdo seja desenvolvido nas três dimensões do conhecimento, que são o conceitual, procedimental e atitudinal que associam ao processo de ensino-aprendizagem (DARIDO e RANGEL, 2005).

Segundo Pozo (2002), o ensino-aprendizagem é gerado de forma global na escola, proporcionando que a criança encontre em si mesma, a sua interação e participação coletiva à aula através da vivência corporal. Além de ajuda na socialização, auto aceitação é na autoestima, o processo de ensino-aprendizagem influência de forma direta no estado motivacional dos alunos a participarem das aulas de Educação Física no ambiente escolar. 

A motivação é fundamental para compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento das habilidades motoras dos alunos. Pois a motivação tem um papel principal na iniciação, manutenção e intensidade do comportamento. Sem a presença da motivação durante as aulas de Educação Física Escolar, os alunos não participaram das atividades, ou então, farão mal o que for propostos (MAGGIL, 1984).

Os principais desafios da Educação Física Escolar e construir condições de autoconhecimento e desenvolvimento dos alunos nos domínios motores, cognitivos, afetivos e sociais, criando assim uma vida ativa, saudável e produtiva, reunindo de maneira adequada e harmônica o corpo, mente e espirito por meio de experiências diferenciadas de atividades físicas na escola e fora dela (ALVES, 2003).

A aula de Educação Física é vista como uma disciplina complementar de grande importância no currículo escolar, que apresenta suas próprias características.

Sabemos que o normal é observarmos a prática do voleibol, basquetebol, futebol e handebol na escola, porém preocupado com a mesmice aulas desenvolvidas pelos professores, propus a busca de uma nova modalidade esportiva inovadora que esta si tornando uma “grande febre” entre os brasileiros e a todos no mundo: o Slackline (Poli, et al., 2012).

O slackline se baseia em uma fita de nylon, fixada entre dois pontos (árvores), a aproximadamente 50 cm do solo, na qual se caminha sobre ela. A fita, geralmente, tem entre 25 a 50 metros de largura por 10 a 50 centímetros de comprimento (CÁSSARO, 2011).

De acordo com Cássaro, (2011) slackline é uma atividade recentemente nova, que surgiu nos anos 1980, no vale do Yosemite, Califórnia, Estados Unidos, através de escaladores que, em dias de tempo ruim, não podiam escalar montanhas e estendiam suas fitas para praticarem em solo.

Segundo Pereira, (2012) como todas as modalidades esportivas desenvolvidas no ambiente escolar, o slackline possui técnicas e fundamentos básicos que melhoram o aprendiz a manter-se equilibrado sobre a fita. Flexionar os joelhos, levantar os ombros, olhar para frente e fixar em um ponto, dar passos curtos, colocar o calcanhar primeiro em contato com a fita, são dicas que melhoram o desempenho de praticantes iniciantes. No mesmo trabalho, o autor afirma que essa modalidade esportiva e de extremo desafio a quem pratica, tendo um alto nível de motivação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (295.9 Kb)   docx (734.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com