TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre O Desenvolvimento Humano

Monografias: Sobre O Desenvolvimento Humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

s

Dentre os aspectos que constituem o desenvolvimento humano você estudou que existe uma longa discussão, estabelecida entre diferentes autores, sobre a influência dos fatores ligados à hereditariedade e ao meio.

Com base nos estudos realizados, leia as afirmativas a seguir:

I – Todas as espécies de seres vivos têm características que as diferem umas das outras, mas também têm características individuais que distinguem um ser vivo de outro dentro de uma mesma espécie, e que são passadas de uma geração a outra. Essas características são chamadas de genéticas e representam o conjunto de qualidades que já nascem com a criança. Podemos afirmar assim que estas características são diretamente relacionadas à hereditariedade.

II – Ao longo de sua existência cada indivíduo vai acumulando valores, comportamentos, atitudes, emoções que podemos afirmar com certeza que são grandemente influenciadas pelas relações sociais estabelecidas por ele. Sendo assim, pode-se afirmar que “filho de peixe peixinho é”.

III – As teorias interacionistas afirmam que o conhecimento é adquirido através de um processo de construção contínuo onde o indivíduo está sempre em relação com o meio, ou seja, com as diferentes estimulações externas. Desta forma podemos afirmar que os fatores hereditários não exercem nenhuma participação no processo de construção da aprendizagem da criança.

IV – Handam (1988, p.15) afirma que o processo de transformações psicológicas do indivíduo acontece desde a sua concepção até a morte. E que o conjunto destas transformações caracteriza diferentes níveis de comportamento e da atividade mental do indivíduo. Diante disso podemos perceber que as características psicológicas do indivíduo não são herdadas de seus antepassados, mas sim, constituídas a partir de diferentes aspectos internos e externos.

V – Após os estudos realizados por você fica claro que na discussão sobre hereditariedade/meio não se trata de dar maior relevância ao meio sobre as questões hereditárias, ou vice-versa, mas sim de reconhecer que as estimulações ambientais são essenciais ao processo de desenvolvimento, tendo em vista que somente as questões hereditárias não são capazes de responder à complexidade do desenvolvimento do indivíduo.

A quantidade de afirmativas CORRETAS é:

2

Resposta Correta

3

5

1

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com