TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre doenças: cólera; Febre tifóidea; Jardis e Amebia

Tese: Sobre doenças: cólera; Febre tifóidea; Jardis e Amebia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Tese  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 6

RESPOSTAS

Sobre as doenças:Cólera; Febre tifóide; Giardise e Amebías, explicar:

O que são?

São doenças de veiculação hidrícas,são muitas as doenças vinculadas à falta de saneamento,que é transmitidas pela água.

Quais os sinais e sintomas?

Cólera: A cólera é uma doença causada pelo micróbio Vibrio Cholerae, que se localiza no intestino das pessoas, provocando, nos casos graves, diarréia e vômitos intensos. O principal sintoma é uma diarréia intensa, que começa de repente. As evacuações do doente de cólera são de cor esverdeada com uma espuma branca em cima, sem muco ou sangue. A febre, quando existe, é baixa. Junto com a diarréia, podem aparecer, também, vômitos e cólicas abdominais. A pessoa doente chega a evacuar, desde o início, uma média de um a dois litros por hora. Dessa maneira, a desidratação ocorre rapidamente, o que pode levar o doente ao estado de choque em poucas horas.

Febre tifóide: Do momento em que a pessoa adquire a infecção até o aparecimento dos primeiros sintomas, decorrem de cinco a 23 dias (período de incubação). A doença se manifesta pelos seguintes sintomas: dor de cabeça, mal-estar, fadiga, boca amarga, febre, calafrios, indisposição gástrica, diarréia e aumento do baço.

Giardise: A infecção pode ser totalmente assintomática. Outras vezes, provoca irritabilidade, dor abdominal, diarréia intermitente, estando, em certas ocasiões, associada com quadro de má absorção e desnutrição.

Amebias: dor abdominal, febre baixa, ataque de diarreia, seguido de períodos de prisão de ventre disenteria agudo com fezes sanguinolentas.

Somente através do exame de fezes, as pessoas ficam sabendo se têm ameba ou outros parasitas.

Como se transmitem? Cólera: A doença é transmitida, principalmente, através da água contaminada pelas fezes e vômitos dos doentes. Também pode ser transmitida por alimentos que foram lavados com água já contaminada pelo micróbio causador da doença e não foram bem cozidos, ou pelas mãos sujas de doentes ou portadores. São considerados portadores aqueles indivíduos que, embora já tenham o micróbio nos seus intestinos, não apresentam sintomas da doença.

Febre tifóide: A doença se transmite pelas descargas do intestino (fezes), que contaminam as mãos, as roupas, os alimentos e a água. O bacilo tifóide é ingerido com os alimentos e a água contaminada.

Giardise: A transmissão se faz pela ingestão de cistos, podendo o contágio efetuar-se pelo convívio direto com o indivíduo infectado, pela ingestão de alimentos e água contaminados, pelo contato com moscas etc.

Amebias: Esses parasitas são eliminados com as fezes. Quando uma pessoa defeca, as fezes, deixadas nas proximidades de córregos, valas de irrigação ou lagoas, contaminam suas águas. Num quintal pequeno, se a fossa for construída a poucos metros de distância da cisterna, as fezes contaminadas por amebas podem contaminar a água.

Como tratar?

Cólera: Toda pessoa que apresentar os sintomas da doença deve ser levada imediatamente para o serviço de saúde mais próximo. A recuperação do doente de cólera depende, em grande parte, da rapidez com que a doença for diagnosticada e tratada.

O tratamento é simples e bastante eficaz e consiste na reposição dos líquidos perdidos pela diarreia e vômitos. Dependendo do estado do paciente, faz-se uso da reidratação oral ou da intravenosa e administram-se antibióticos indicados pelo médico.

Febre tifoide: O paciente deve ser tratado em nível ambulatorial, basicamente com antibióticos e reidratação. Em casos excepcionais, é preciso internação para hidratação e administração venosa de antibióticos. Sem tratamento antibiótico adequado, a doença pode ser fatal em até 15% dos casos.

Giardise: Algumas infecções desaparecem sozinhas. Medicamentos anti-infecciosos podem ser usados. As taxas de cura são geralmente maiores do que 80%. A resistência às drogas pode ser um fator para a falha do tratamento, exigindo, às vezes, uma alteração no tratamento com antibióticos. Em mulheres grávidas, o tratamento da giardíase deve começar após o parto porque algumas drogas usadas para tratar a infeção podem ser prejudiciais ao bebê.

Amebias: O tratamento depende da gravidade da infecção. Geralmente, é administrado metronidazol por via oral por 10 dias. Após o tratamento da amebíase, as fezes devem ser reexaminadas para se ter certeza de que a infecção foi eliminada.

Como se prevenir?

Tais doenças são consequências da urbanização e das precárias condições de saneamento. Refletir sobre o desconhecimento das pessoas acerca dos problemas causados por atitudes inadequadas com relação ao cuidado com os recursos hídricos e sobre a necessidade da participação de todos na recuperação e manutenção da qualidade da água.

Explicar a situação da cólera no Brasil

Desde os estudos pioneiros sobre a epidemiologia de cólera, há mais de um século, que se associa a sua propagação à falta de saneamento básico, que costuma atingir os extratos pobres da população. A sétima pandemia de cólera ocorreu no Brasil entre 1991 e 2001, com 168.598 casos e 2.035 mortes em todo o País, principalmente na região Nordeste. O pico ocorreu em 1993, quando foram identificados 39,8 casos para cada 100 mil habitantes. As mortes neste ano somaram 670. A queda nas infecções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com