TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade E Diversidade No Contexto Educacional

Por:   •  3/5/2013  •  6.491 Palavras (26 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 26

A discriminação racial e seus reflexos no processo de ensino e aprendizagem

RESUMO

Esse trabalho descreve os vários tipos de racismo que surgiram desde o inicio da civilização,começando nos gregos indo para os romanos, continuando na idade média. Descreve também o racismo moderno os processos de segregação ocorridos no Apartheid na África do Sul e o genocídio do nazismo. É descrito também o racismo ocorrido no Brasil revelado pela escravidão. É discutido também a presença do racismo na entidade escolar, no livro didático e na própria grade curricular escolar. É apresentado também algumas praticas pedagógicas a fim de melhorar o trabalho com a diversidade cultural no ambiente escolar.

Palavras-chave: educação; escola, racismo, diferenças, democracia racial, diversidade cultural

Lista de tabela

Tabela 1 na página 25

SUMÁRIO

RESUMO 06

LISTA DE TABELA 07

INTRODUÇÃO 09

1 – RACISMO NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA 11

1.1 As diferenças raciais e culturais na antiguidade 11

1.2 O racismo na modernidade 13

1.3 Brasil: um país de diferenças e preconceitos 16

2 – AMBIENTE ESCOLAR E O RACISMO 18

2.1 Diferenças e preconceitos em sala de aula 19

2.2 A questão do racismo no livro didático 21

2.3 A discriminação racial e seu efeito na formação educacional da população 23

3 - ALGUMAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS 25

3.1 Discutindo a diversidade cultural na escola 25

3.2 Ensino e aprendizagem e a diversidade cultural 26

3.3 Trabalhando com a diversidade no primeiro e no segundo ciclo 27

CONSIDERAÇÕES FINAIS 28

REFERÊNCIAS 29

INTRODUÇÃO

O Brasil é um país composto por várias etnias: europeus, africanos, índios e outros povos que compõem a sociedade brasileira. Essas variações étnicas se refletem no espaço onde se inicia a vida cultural de um povo, a escola.

A vida escolar brasileira é composta por várias histórias, diferentes famílias, cada um com sua peculiaridade, o que proporciona ao professor uma interação com os alunos, onde se pode criar um processo didático interativo em que um aprende com o outro. Porém, na maioria das vezes, isso acaba não acontecendo.

Cabe ao professor também o papel de mediar e equilibrar a situação, pois em geral, os alunos mais pobres são os negros e correm os maiores riscos de serem discriminados.

Outro fator que tenta silenciar as diferenças culturais existentes na escola é o mito da democracia racial, em que são apresentados alunos de culturas diferentes como se fossem iguais o que acaba contribuindo negativamente para a preservação da riqueza cultural brasileira.

Mas o que mostra a realidade é um maior índice de evasão escolar por parte dos negros e também um elevado grau de analfabetos em relação aos outros grupos étnicos. Além disso, os próprios mecanismos didáticos estigmatizam o negro e pregam o etnocentrismo da raça branca.

O livro didático não apresenta o negro como realmente deveria ser visto que, às vezes, ele é até apresentado como uma figura folclórica:

Sabemos que o livro didático é o principal instrumento ideológico da escola. A criança não vê nele seu cotidiano representado, mas muitas vezes percebe a ausência de pessoas negras representadas ou ocupando posições subalternas. Isso resulta em uma sensação de estranheza, podendo levar a criança negra a auto-depreciação, e a construção de uma auto-imagem negativa (SOUZA, MOTTA, 2002, p. 44).

A família também é um fator predominante na questão da discriminação, muitas vezes, quando a criança comenta sobre uma situação de racismo sofrido por ela e os pais dão pouca importância ou nem acreditam, isso acaba gerando um mal-estar na criança.

O principal foco desse trabalho será observar os efeitos da discriminação racial no desenvolvimento escolar do aluno. Serão observadas as características históricas e sociais, o ambiente escolar, livros didáticos e trabalhos em geral que abordam esse assunto.

Será um trabalho de pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com