TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia E Relaçoes Entre Outras Ciencias

Artigo: Sociologia E Relaçoes Entre Outras Ciencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 2

Desde sua origem, a Sociologia aborda problemas que outras ciências não problematizam, ao mesmo tempo em que o objeto de estudo, a sociedade, é abordada por diversas outras ciências sociais (Antropologia, História, Geografi a, Economia, Psicologia, por exemplo).

Ela tem em sua origem um diálogo com outras ciências. Se retomarmos o exemplo da nossa ida ao supermercado, percebemos como a Economia e a História são importantes para a análise da Sociologia. Para compreendermos os motivos pelos quais consumimos soja transgênica, conforme citado naquele exemplo, o entendimento da economia é essencial.

Da mesma forma, se abordarmos a violência, é muito difícil entendê-la desconsiderando a História, a Psicologia e a Antropologia. Ao se pensar sobre o problema do tráfico de drogas, temos de considerar a Ciência Política, a Economia, a História.

A Sociologia recorre a outras ciências para fazer análise da sociedade, da mesma forma que outras ciências recorrem à Sociologia para entender determinado fenômeno.

Mas então qual é a característica distintiva da Sociologia?

Pode-se afirmar que Sociologia define-se, não pelo objeto de pesquisa, já que a sociedade é estudada por diversas outras ciências, e sim pela sua abordagem de pesquisa.

Página 23

Nesse momento, você deve estar se perguntando: mas qual a utilidade da Sociologia?

Para responder essa questão, leia o texto de Cristina Costa (2002, p.11):

(Início do texto)

Assim como o leitor, o ouvinte e o espectador de televisão sabem que existem técnicas relativamente eficazes para entender o comportamento social, profissionais das mais diversas áreas também não ignoram a utilidade da sociologia.

Para entender uma campanha publicitária, para lançar um produto ou um candidato político, para abrir uma loja ou construir um prédio, os profissionais especializados – o engenheiro, o agrônomo, o comerciante, procuram dados sobre o comportamento da população.

Não se constroem mais prédios ou casas sem levar em consideração o comprador, suas condições, valores, idéias, tudo aquilo que o faz optar por uma ou outra moradia. Pode ser o lugar, o aspecto, o preço ou, muito freqüentemente, a soma de tudo isso.

Todos os passos importantes na comercialização de um produto, desde sua criação até sua campanha publicitária e sua distribuição, repousam em pesquisas de opinião e comportamento.

Procura-se saber quem compra determinado produto, os hábitos desse comprador, sua faixa salarial, quanto do orçamento doméstico ele está disposto a dedicar a esse bem, e assim por diante. [...] Resumindo, não se “atira no escuro”.

A sociedade tem características que precisam ser conhecidas para que aqueles que nela atuam tenham sucesso. Não existe, portanto, nenhum setor da vida onde os conhecimentos sociológicos não sejam de ampla utilidade.

E essa certeza perpassa hoje toda a linguagem dos meios de comunicação e toda a atuação profissional das pessoas. E por isso também que a sociologia faz parte dos programas universitários que preparam os mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com