TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia E Sociedade

Dissertações: Sociologia E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

SOCIOLOGIA E SOCIEDADE

A sociologia desde o seu início preocupou-se com as transformações e reorganizações que aconteceram antes e durante o inicio do século XX na sociedade. Isso fez com que levasse a ter uma reflexão e formação de pensamentos.

Caracterizou-se como positivismo, cuja a preocupação básica consistiu na organização e reestruturação da sociedade, buscando a preservação e manutenção da nova ordem capitalista.

Durante os estudos sobre a sociedade, surgiu um conhecimento positivista onde os pensadores Saint-Simon (1760-1825), Augusto Comte (1798-1857) e Émile Durkheim (1858-1917) desenvolveram ideias a respeito.

Saint-Simon, considerado o pai da sociologia, tendo sido altamente influenciado pelas idéias revolucionárias, principalmente dos Filósofos Iluministas, acreditava que a elite deveria proporcionar melhores condições de vida à classe trabalhadora. Para ele era preciso ter uma ciência que estudasse a sociedade e sobre o desenvolvimento dos homens.

Augusto Comte grande defensor da moderna sociedade capitalista, retomou algumas idéias de Saint-Simon. Defendia sobre um espírito positivo dentro da sociedade que levaria à sua organização, seria um restabelecimento da ordem. Uniu a sociedade e o positivismo tendo chamado de ‘física-social’. A sociologia seria para explicar os acontecimentos que ligaria a ‘ordem’ ao ‘progresso’.

Emile Durkheim, diferente de todos procurou um método de investigação próprio. Ele esteve no início do século XX, presenciou momentos de crises e progressos econômicos. Acreditando que os problemas da sociedade eram mais ‘morais’ do que econômicos, e que ocorriam devido a fragilidade da época. Para ele a divisão de trabalho propiciada pela nova formação de produção industrial, gerava mais solidariedade, levando assim a uma interdependência do que aos conflitos sociais. A ciência poderia encontrar soluções aos problemas enfrentados naquela época e que somente a sociologia deveria se ocupar dos fatos sociais.

Além dos estudos de Saint-Simon (1760-1825), Augusto Comte (1798-1857) e Émile Durkheim (1858-1917) sobre o positivismo, houve outros que elaboraram pensamentos sociológicos e críticos, através das relações sociais e o modo de produção capitalista, que foram Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1903).

O pensamento socialista analisava a nova sociedade como transitória e, ao evidenciar os seus antagonismos e contradições, realizava uma crítica a esse tipo de sociedade. Evidenciava a desigualdade social existe na sociedade capitalista, provacada pela dominação exercida pela classe trabalhadora.

Marx procurou esclarecer as condições de desigualdades sociais e as dominações nas sociedades, identificando o capitalismo como o marco da riqueza econômica. O pensamento Marxista revelou que a sociedade humana encontrava-se em continuas transformações e o que constituía o motor da história eram os conflitos e as contradições existentes entre as classes sociais.

Outro pensador na época e bem influente foi Max Weber (1864-1920), definiu a sociologia como a ação social. Crio um método de comparações para o estudo da realidade social. Suas análises sociológicas foram realizadas a partir da comparação de coisas humanas. O conhecimento empírico, cotidiano, pode fornecer meios capazes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com