TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia educação e cultura

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

SOCIOLOGIA EDUCAÇÃO E CULTURA

Campo Verde - MT

2012

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

SOCIOLOGIA EDUCAÇÃO E CULTURA

ATPS – da disciplina de Fundamentos Sociológicos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – Uniderp Interativa, polo de Campo Verde – MT.

Tutora presencial: Jacqueline Varela Merkel

Professor a Distância: Ma. Mariciane Moraes Nunes

Tutora a distância: Adriana da S. R de Oliveira

                                                

Campo Verde - MT

2012


INTRODUÇÃO 

Esse trabalho tem como objetivo mostrar que sociologia vem contribuir para entendermos as necessidades da população em geral, enquanto sociedade, e na área da educação ela ajuda o professor lidar com os educando enquanto grupo, levando em consideração de qual grupo cultural vem o aluno, pois conhecer o histórico educacional de uma sociedade favorece na resolução de problemas futuros.

O objetivo da sociologia como ciência é dar subsidio para uma sociedade funcionar, saber como essa estrutura funciona é o primeiro passa para o desenvolvimento da organização.

DEFINIÇÕES DE SOCIOLOGIA

Sociologia é a ciência que pensa e reflete a sociedade humana, pois observa as relações sociais de modo geral, têm em seus objetivos de estudos as constituições das sociedades e suas organizações. A sociologia envolve as práticas sociais, política, econômica e cultural.

A sociologia se firma como ciência no século xx, esse termo foi criado por Auguste Comte (1798 – 1857), com intuito de unificar os estudos relativos ao homem, designou a sociologia como ciência da sociedade, ele foi o principal autor do positivismo que valoriza a ciência e acredita ser essa a o meio mais completo para evolução da sociedade. O positivismo de Comte valoriza a ciência, libertando o ser humano das ações metafísicas.

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Bourdieu um importante sociólogo deixa sua contribuição para o meio educacional, tido as vezes como rigoroso e pessimista por acreditar que a escola reproduz as ideias dos dominantes, mas até hoje contribui para o entendimento sociológico da educação.

Émile Durkheim, um sociólogo Francês, criador da sociologia da educação, considerado o pai da sociologia moderna acreditava que a educação é um bem social capaz de transformar. Para Durkheim o ser humano precisa de regras para se tornar socialmente equilibrado.

Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. (NOVA ESCOLA)

Durkhein, busca a coesão social, lança conteúdos e fatos a serem aceitos pelos indivíduos, para ele cabe a Escola e o Estado transferir valores éticos, costumes, direitos e deveres, é a educação que completa a socialização do indivíduo, desenvolvendo assim uma consciência coletiva. A sociologia na escola tem o objetivo de explicar ou proporcionar o entendimento dos fenômenos sociais.

A sociologia contribui sim para a educação, primeiro porque não existe educação sem sociedade e, o fato dela estudar vários acontecimentos da vida social, traz uma bagagem de conhecimento do homem enquanto ser social contribuindo assim, com escola, com os educadores, que passam a ter sua visão diversificada de como lidar com os educando, tendo como base as teorias que importantes sociólogos, pensadores deixaram registradas na história, assim aprendem a acompanhar a rotina dos educando levando em consideração o contexto social em que este vive.  

Concordando com a ideia de Durkhein, ainda hoje cabe aos educadores o papel de fiscalizar o trabalho feito pelo estado para que este cumpra seu papel de regulador social.

A contribuição da sociologia para educação é ampla, a partir do conhecimento dela a escola tende não ser mais reprodutora de desigualdades social.

RESENHA DO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”

                O filme Entre os Muros da Escola mostra a realidade vivenciada dentro de uma escola francesa de periferia, onde o professor de francês, François Marin, tem que conviver com uma turma de alunos entre os 13 e 15 anos de idade sendo composta por alunos vindos de vários locais com culturas diferenciadas.

Outro caso é o dá personagem Esmeralda, mestiça, e que atendia ao professor até o momento em que participa de um conselho de classe, depois bate de frente com o professor e o mesmo perde o controle chamando-a de “vagabuda”, palavra considerada vulgar para a aluna.

O Filme conta também com o personagem Soyleumane, aluno problemático, vindo de outro país, que irrita o professor e os alunos, pouco participa das atividades propostas, ao desenvolver uma atividade o professor o elogia e o deixa um pouco mais motivado, logo depois, entra e conflito com outro aluno, sua mãe é convidada para uma reunião e o defende, dizendo que ele é um bom filho e cumpre com as tarefas de casa que imposta a ele, mesmo assim o mesmo é expulso da escola, devido à gravidade do conflito.

Ao final do ano o professor se despede dos alunos perguntando algo que eles aprenderam ao decorrer do ano e entregando as atividades realizadas pelos mesmos, e surpreende quando uma aluna o procura e diz que não aprendeu nada, ele tenta convencer de isso não é verdade, porém é inútil e ela sai convencida de que realmente não aprendeu nada durante todo o ano.

Marin e um professor que demonstra se preocupar com o futuro de seus alunos, mas é vítima do sistema rígido de ensino e ao poucos vai perdendo sua força e motivação, para lidar com tantas diferenças, e por fim, ele mesmo, já não enxerga mais perspectivas para seus alunos problema e sua relação com os alunos se abala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com